Covid-19: recuperados podem apresentar estresse pós-traumático, diz estudo

Foto: Divulgação
Manaus Alerta
Postado por Manaus Alerta

Um em cada quatro pacientes hospitalizados em estágio agudo pode ter episódios de delírio durante o tratamento da Covid-19, segundo pesquisadores do Instituto de Saúde Mental da Divisão de Psiquiatria da University College London, na Inglaterra.

A estimativa faz parte de um estudo, publicado na segunda-feira (18/05) no site especializado Lancet Psychiatry, no qual médicos fazem alertas sobre a saúde mental das pessoas infectadas pelo coronavírus. Entre os problemas que podem surgir em consequência da doença estão depressão, ansiedade, fadiga, transtorno de estresse pós-traumático e síndromes neuropsiquiátricas mais raras.

Os cientistas analisaram 65 estudos revisados ​​por especialistas e sete que ainda aguardam revisão, ao todo são dados de mais de 3,5 mil pacientes dos coronavírus Sars, em 2002; Mers, em 2012; e Sars-CoV-2.

Depois da alta, 32% das pessoas curadas do Sars e Mers mostraram estresse pós-traumático por, em média, três anos; 14% tinham depressão e ansiedade. Alguns pacientes também relataram insônia, irritabilidade, comprometimento da memória e fadiga.

Pacientes que apresentam quadros graves por coronavírus podem ter consequências psiquiátricas devido à infecção no sistema nervoso central, à resposta imunológica do organismo e às intervenções médicas, além da questões pessoais relacionadas como o período de isolamento social e o medo de transmitir a doença para pessoas próximas.

As informações são do Metrópoles, parceiro do Portal Manaus Alerta