Cidades

Defesa do Consumidor da CMM confirma denúncia de falta de troco em ônibus

Álvaro explicou que caberá à SMTU tomar as providências no sentido de aplicar as penalidades junto à empresa Via Verde- foto: divulgação/Assessoria
Redação
Postado por Redação

Durante fiscalização realizada na madrugada desta terça-feira (25) na empresa Via Verde, a Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Municipal confirmou as denúncias de que constantemente os veículos já saem das garagens sem que seja fornecido dinheiro para que os cobradores possam garantir o troco aos passageiros.

Um levantamento por amostragem envolvendo pouco mais de 10% da frota da empresa fiscalizada, constatou que dos 31 veículos abordados, um total de 17 não disponibilizava troco para a primeira viagem do dia. “Não identificamos se quer uma moeda na gaveta do cobrador desses veículos para que pudesse ajudá-lo com o troco”, confirmou o vereador Alvaro Campelo que preside a Comissão de Defesa do Consumidor da CMM.

Após a operação, executada com apoio de fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos de Manaus – SMTU, Campelo disse que a empresa está descumprindo o artigo 257, inciso VII da Lei Orgânica do Município (Loman), em que determina que “o dinheiro que servirá de troco aos passageiros deverá ser providenciado pelas empresas e repassado aos cobradores dos coletivos no início de cada jornada de trabalho”.

Álvaro explicou que caberá à SMTU tomar as providências no sentido de aplicar as penalidades junto à empresa Via Verde. O parlamentar lembrou que esta dificuldade decorrente da falta do troco não atinge apenas o usuário, que é constrangido e obrigado a descer nas paradas antes de seu destino final, mas também causa sofrimento ao cobrador, já que não dispõe de dinheiro necessário, sendo responsabilizado por uma obrigação que é da empresa.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário