Cidades Destaques

Detran passa exigir inspeção técnica para licenciamento anual de veículos de aluguel

O documento passa a ter validade de 12 meses, poderá ser utilizado para o Licenciamento Anual do veiculo, no ano vigente- foto: Roberto Carlos
Redação
Postado por Redação

A partir de 1º de agosto todos os veículos de aluguel que circulam no Amazonas terão que passar por inspeção técnica para emissão do Certificado de Inspeção (CI), antes do Licenciamento Anual. A exigência, que torna mais rígida as regras para Licenciamento Anual dos veículos de aluguel que transportam passageiros e carga, dá cumprimento a Lei nº 13.281, de 4 de maio de 2016, que alterou vários artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

Segundo o diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Leonel Feitoza, o objetivo da exigência é despertar o motorista para a importância da manutenção preventiva nos veículos como forma de evitar acidentes e não poluir o meio ambiente.

Certificado de Segurança Veicular

A portaria 2067/2017, do Detran-AM, que normatiza a inspeção de segurança dos veículos de transporte de passageiros, também amplia o prazo de validade do Certificado de Segurança Veicular (CSV) de veículos que utilizam gás natural (GNV). O documento passa a ter validade de 12 meses, poderá ser utilizado para o Licenciamento Anual do veiculo, no ano vigente.

Os veículos com mais de 15 anos de registro e os que estiverem em atraso com Licenciamento Anual, terão obrigatoriamente que passar por vistoria física de identificação veicular no Detran-AM. Entre os itens averiguados na vistoria técnica, estão o sistemas elétrico, de iluminação e a sinalização.

A inspeção para emissão do CI será feita em todos os itens de segurança do veiculo, por meio de equipamentos altamente sofisticados, e que avaliam com precisão as reais condições de rodagem desse veiculo, em instituição técnica licenciada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário