Diretor da Amazonas Energia esclarece sobre códigos de barras diferentes das faturas impressas

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Na manhã desta quinta-feira (2), durante uma live realizada na página do Facebook da Amazonas Energia, o Diretor Comercial da concessionária, Marcelo de Pinho, e o Gerente de Departamento de faturamento Carlos Henrique, esclareceram dúvidas dos consumidores sobre os supostos golpes que vêm circulando na internet.

Contas duplas 

Uma das maiores queixas dos consumidores é o fato de estar chegando duas contas em suas devidas residências referentes ao mesmo mês, fazendo com que a mesma seja paga duas vezes.

O Diretor comercial explicou que isso não procede. Na realidade, as duas contas são referente ao mesmo mês, mas a distribuidora está fazendo ajustes nas datas de cobrança para que evitar erros de faturamento, beneficiando os clientes afetados dando um prazo maior de 30 dias. No final, elas são referentes a meses distintos.

”Vencimento de duas contas do mesmo mês, não significa cobrança dupla. Nós estamos cobrando dois meses diferentes” explica Marcelo.

Novo layout 

Além da conta dupla, os consumidores também questionaram sobre o layout da conta. Marcelo explica que, durante o mês de junho, estão circulando dois layouts, pois a empresa está mudando o antigo para novo, mas a partir de julho irá circulará apenas o novo.

Segundo Marcelo, o novo layout possui uma apresentação melhor e  melhores informações. Agora é possível acompanhar o gráfico mostrando o nível de consumo durantes os meses, mostrando que há uma diferença em época de verão e dias mais frios.

Leituristas acusados 

Com o avanço da informação falsa de sobre o golpe, alguns consumidores passaram a desacreditar nos leituristas que visitam a residência para acompanhar o registro e assim ser emitida a conta.

Na última terça-feira (30), um funcionário foi coagido e pressionado por populares que o acusavam de estregar fatura falsa, fato que aconteceu devido às informações sobre golpe que circulam nas redes sociais. O caso aconteceu na rua Vila Amazonas, no Bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul de Manaus.

Os moradores chamaram a polícia, que compareceu no local para dar início as investigações, mas não foi encontrada nenhuma irregularidade com o funcionário.

Código de barra com número diferente 

Outro questionamento frequente é a diferença no número de códigos de barras impresso na conta e o número de código de barras que aparece na conta online.

O Gerente de Departamento de faturamento Carlos Henrique explica que realmente os números são diferentes para que haja um melhor controle interno.

”Existe a mudança de número porque é sobre a origem de impressão. É coisa do sistema! A conta é a mesma. A segunda via vem com código de barra diferente para terem um controle de que é uma segunda via”, explica o diretor.

Carlos alerta para que os consumidores fiquem atentos ao número da conta que consta no cabeçalho da fatura, tanto impressa quanto online, pois esse sim deve ser o mesmo. Tanto o número, quanto o valor.

Atendimento presencial

A distribuidora havia parado com o atendimento ao público presencial diante do decreto governamental referente à pandemia da covid-19, mas de acordo com Marcelo, está voltando aos poucos, apenas com horário agendado para atendimento ao público.

Em casos de dúvidas, ligar para o 08007013001 ou acessar as redes sociais da Amazonas Energia.

Por Portal Manaus Alerta.