Amazonas Saúde

Doações à Cema somam mais de 12,3 mil EPIs, além de medicamentos e materiais hospitalares

A corrente solidária para auxiliar o Governo do Amazonas na luta contra a Covid-19 já resultou na doação de 12.301 Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) à Central de Medicamentos do Amazonas (Cema). O órgão – vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) – tem atuado como ponto de recebimento e entrega de donativos para abastecer as unidades de Saúde da capital e do interior.

Dos EPIs doados à Cema, em janeiro de 2021, 12 mil são máscaras de proteção individual e 301 são máscaras de VNI, doados pelas empresas Moto Honda e Videolar S.A.

Além dos EPIs, a Central recebeu, neste mês, doações de medicamentos do Hospital Domiciliar do Brasil. Ao todo, foram entregues 12.130 unidades de remédios utilizados no tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19. Do total, 5.235 são medicamentos que compõem o chamado “kit intubação”.

As doações incluem ainda Produtos Para a Saúde (PPS), como cateter nasal para oxigênio, máscara de oxigênio adulto para alta concentração, fluxômetro, além de álcool líquido 70%. Ao todo, os PPS doados somam 457 unidades.

Ministério da Saúde

O Governo do Amazonas, por meio da Central de Medicamentos, também recebeu uma remessa de doações do Governo Federal, após uma solicitação de apoio ao Estado feita via ofício ao Ministério da Saúde.

Após o pedido, o Ministério realizou entregas à Cema nos dias 09, 10 e 11 de janeiro. Dos insumos entregues pela União estão 3 mil unidades de Rocurônio e 3 mil de Atracurônio – ambos bloqueadores neuromusculares componentes do “kit intubação”. O Ministério enviou ainda 373 bombas de infusão, 6,6 mil equipos, 199,6 mil máscaras cirúrgicas e 99,8 mil máscaras KN95.

Segundo o coordenador da Cema, Cláudio Nogueira, o material já está em processo de distribuição para as unidades.

“Esses itens doados se somam as nossas aquisições e nos ajudam a garantir o abastecimento das unidades, tanto na capital quanto no interior. Agora, nós montamos uma equipe exclusiva para acelerar a saída desse material”, disse.

Grupo especial

Nesta segunda-feira (18/01), 23 profissionais foram designados exclusivamente para recebimento, conferência, separação, expedição e distribuição das cargas recebidas por doações voluntárias na Central de Medicamentos. Conforme o fluxo de trabalho estabelecido, todos os donativos doados até 15h serão distribuídos até a manhã do dia seguinte.

Para fazer doações à Cema é necessário, anteriormente, fazer o agendamento da entrega, para evitar aglomerações e garantir a prioridade de abastecimento dos insumos nas unidades.

Os agendamentos podem ser feitos pelos telefones (92) 98404-1860, (92) 98126-5746, (92) 9213-5586 ou pelo e-mail [email protected]. A lista de necessidades dos hospitais pode ser baixada no site da Secretaria de Estado de Saúde (http://www.saude.am.gov.br/painel/doacovid.php).

Com informações da Assessoria