Educação

Docentes da Ufam divulgam trabalhos científicos em site sobre a Amazônia

São mais de 80 trabalhos acadêmicos elaborados nos últimos 20 anos
Redação...
Postado por Redação...
A partir de agora você pode acessar informações sobre a Amazônia tendo como fontes pesquisadores locais. O site Amazônia/Amazônia/Amazonie reúne trabalhos de pesquisa dos professores Marcílio e Marilene Freitas, ambos docentes da Universidade.

Com vasta experiência na área, os professores desenvolveram a plataforma como forma de divulgar artigos e livros de autoria própria sobre a Região. São mais de 80 trabalhos acadêmicos elaborados nos últimos 20 anos.

Lançado em março, o site é estruturado em português, inglês e francês e tem trabalhos organizados de acordo com as temáticas natureza e cultura; territórios e povos; sustentabilidade, educação, ciência e tecnologia; economia e inovações e política e globalização. “Os trabalhos acadêmicos apresentados no site foram construídos em tempos e contextos diferentes, no Brasil e no exterior. Neste sentido, todos têm importância histórica contextualizada aos nossos compromissos e trabalhos juntos aos nossos Departamentos acadêmicos e à Ufam”, declarou o docente aposentado do Departamento de Física.

Na plataforma, é possível encontrar obras destacadas como os três ensaios da professora Marilene Freitas sobre a Questão social nas perspectivas de Karl Marx, Robert Castel e Louis Marmoz, respectivamente, assim como, os ensaios sobre Vilfredo Pareto – importante cientista político e economista italiano, à época, pouco conhecido no Brasíl. Os autores destacam também o livro “Sustainability; Man-Amazonia-World” publicado nos Estados Unidos da América, e os artigos “La Politique publique pour le développement durable: l’Amazonie”, “Fragments of utopias from the twenty-first century and Amazonia: projections and controversies” e “Sustainability, Amazonia and environment: propositions and challenges” publicados em importantes revistas científicas europeias, entre outros livros e artigos.

Segundo os autores, o diferencial do site para outros também de divulgação da Amazônia está no conteúdo, uma vez que apresentam a análise dos fundamentos e a proposta de reordenamento econômico e social da Amazônia em direção ao desenvolvimento sustentável. Além disso, discute os impasses e os entraves que conspiram contra o desenvolvimento da região e reafirma a cultura sofisticada e complexa de seus povos nativos. “Ele apresenta e discute a tese dos autores segundo a qual ‘Nunca o futuro do Brasil dependeu tanto do desenvolvimento da Amazônia’”, afirma o professor.

O site é dinâmico e, ao longo do tempo, incorporará outras contribuições acadêmicas dos professores. Para acessar os trabalhos, é necessário pagar um valor simbólico, via Mercadopago ou PayPal. Após o pagamento, o usuário recebe a publicação em formato PDF.

Deixe um comentário