Doença esporotricose atinge animais no bairro Glória, em Manaus

foto: divulgação

Animais estão sendo atingidos pela doença esporotricose, na região do bairro Glória, zona Oeste de Manaus. Os casos foram denunciados pela população, e a informação foi confirmada pelo Centro de Controle e Zoonoses de Manaus (CCZ). A doença normalmente atinge cães e gatos, mas pode pegar em uma grande quantidade de espécie de animais, e até mesmo em humanos.

A esporotricose é uma doença que se caracteriza pela inflamação dos poros da pele, que pode evoluir e se tornar uma úlcera, ou em casos bem mais severos, atingir órgãos internos e os ossos. A doença é causado pelo fungo Sporothrix spp, presente no solo e na vegetação.

Uma fonte contou ao Manaus Alerta que os animais estão “sendo comidos”, e pediu que os casos da doença fosse divulgado para que as autoridades tomassem uma providência. “Vários animais sendo comidos por essa doença, colocando em risco também a população”, disse.

O CCZ informou por meio de nota que já realizou a visita técnica com equipe multidisciplinar no local, fez também o levantamento do número de animais afetados e deu as primeiras orientações no local. Na próxima semana continuam as ações de educação em saúde.

De Joandres Souza – Portal Manaus Alerta