Dona de casa encontra gafanhoto ‘gigante’ em cima de geladeira

foto: reprodução
Manaus Alerta
Postado por Manaus Alerta

Sara Cristine, uma dona de casa de 19 anos, levou um susto ao encontrar um gafanhoto “gigante” em cima da geladeira no último domingo (28), em Coxim, a 228 km de Campo Grande. Ela ficou preocupada com as recentes notícias da nuvem de gafanhotos que ronda a Argentina e o Uruguai e se aproximou do Brasil, e pensou que o inseto poderia ser um deles.

Ao G1, Sara informou que o gafanhoto tinha cerca de 10 centímetros. O esposo dela capturou e colocou o inseto dentro de um pote de vidro. Depois, o soltou na natureza.

Conforme o biólogo e mestre em Biologia Animal, com foco em entomologia (gafanhotos) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Renan Olivier, o inseto encontrado na casa de Sara não é da mesma espécie da nuvem de gafanhotos que destruiu áreas de plantações na Argentina nos últimos dias.

“O inseto encontrado em Coxim é da espécie Tropidacris Collaris e alguns indivíduos desse gênero podem chegar a até 20 centímetros de envergadura com as asas abertas”, explicou ao G1.

De acordo com o biólogo ao G1, no mundo existem cerca de 12.400 espécies de gafanhotos conhecidas. Dessas, mais de 700 ocorrem no Brasil. No geral, gafanhotos têm de 1 a 2 cm de comprimento, mas alguns indivíduos do gênero Tropidacris podem atingir mais de 13 cm de comprimento.

Segundo o biólogo, este gafanhoto pode ser encontrado em praticamente toda a América do Sul. E por ser do gênero Tropidacris, é considerado um dos maiores do mundo: “Então, comparativamente aos demais gafanhotos e insetos de um modo geral, ele é considerado gigante”, finaliza.