Curiosidades

É possível menstruar e estar grávida ao mesmo tempo?

Redação..
Postado por Redação..

Seria possível menstruar e estar grávida no mesmo momento? Não, não é possível! De acordo com o ginecologista e diretor da SGORJ (Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro), Antônio Braga, a menstruação acontece porque há a descamação do endométrio (camada que reveste a porção interna do útero). E isso só ocorre quando a mulher não está gestante!

— O que pode ocorrer, em mulheres grávidas, é o sangramento na gestação, algo não incomum e que sempre causa preocupação nas gestantes.

Porém, de acordo com o especialista, nem sempre esses sangramentos significam que é algo grave.

— Quando o bebê se implanta no útero, em geral ocorre um sangramento indolor, vermelho claro, de pequena intensidade, que rapidamente cede.

Saiba ainda que, no início da gravidez, pode ainda haver sangramentos que caracterizam uma ameaça de abortamento, explica Braga.

— Infelizmente pouco se pode fazer nesses casos, ainda que muitos médicos prescrevam medicamentos, todos, em geral, não há robustas evidências de benefícios nesses casos. O melhor é orientar a ausência de relações sexuais e o repouso relativo.

Vale ressaltar para vocês que apenas o médico será capaz de avaliar se o sangramento é caso de ameaça de abortamento ou se a paciente está mesmo sofrendo um aborto.

Para quem está com dúvidas se está grávida ou não, com sete dias de atraso menstrual, já é possível fazer o diagnóstico de gravidez, por meio de exame de sangue.

Fonte: R7

Comentários

comentários


Deixe um comentário