Eleições 2020: Amazonino anuncia proposta de ampliação da rede básica de saúde

Foto: Divulgação

Moradores do bairro São José, zona leste de Manaus, deixaram as suas residências na noite da última quarta-feira (12) para declarar apoio à candidatura de Amazonino Mendes (PODEMOS) à Prefeitura, durante a videoconferência realizada no local, pela Coligação Juntos Podemos Mais. Na ocasião, Amazonino anunciou que vai ampliar e modernizar a rede básica de saúde, se eleito, e alertou os eleitores para as candidaturas que escondem apoio de grupos políticos que desviaram recursos do setor.

“Agora, eles querem ‘rapar’ a Prefeitura. Eles tentam ficar ricos com o dinheiro da saúde pública. Tirar da saúde é o mesmo que matar, porque muitos ficarão sem ser atendidos, são vidas que poderiam ser salvas. Essas coisas doem, principalmente para um homem como eu, que fiz toda a rede de saúde desse estado e apliquei corretamente o recurso da área”, afirmou Amazonino, explicando como pretende ampliar a rede municipal de saúde.

Presente na videoconferência, a dona de casa Cleide Bentes, 57, se disse assustada com os escândalos na saúde. “Quem sofre na pele é o povo. Por isso, não temos dúvida em quem votar no domingo. Amazonino sabe trabalhar pelo povo que depende do serviço público de saúde. Ele não precisa provar nada a ninguém, porque ele sabe fazer”, comentou a moradora.

Amazonino falou das suas realizações, da sua experiência no executivo e do legado deixado em várias áreas. Disse que vai construir mais Unidades Básicas de Saúde (UBS) em formato ampliado – inclusive Clínicas da Família –, em áreas de vazios assistenciais ou onde há necessidade de reforço. Com isso, quer ampliar a oferta de consultas médicas, de enfermagem, odontológicas, entre outras.

Para facilitar o acesso dos usuários ao sistema de saúde, ele informou que será criado o serviço de Teleconsulta na Atenção Básica. O serviço será para atender pacientes com pequenos agravos, em que a consulta possa ser feita de forma online, sem precisar se deslocar às unidades de saúde.

O candidato também pretende ampliar o número de UBSs com atendimento em horário estendido até o período noturno e aos sábados, para permitir o acesso, em especial, das pessoas que trabalham durante a semana e não conseguem se liberar para ir à unidade de saúde ou levar os filhos para consulta. Amazonino vai retomar com as Carretas da Mulher, serviço criado na última administração dele na prefeitura, com oferta de mamografia, ultrassonografia e preventivo, incluindo agora, também, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e para Covid-19.

Outra novidade que ele anunciou é a implantação da Clínica da Mulher, com oferta de pré-natal, prevenção ao câncer de colo de útero e de mama, mamografia, raio-x, ultrassom, exames laboratoriais, planejamento familiar (implantação de DIU e laqueadura), consultas em Ginecologia, Mastologia, Obstetrícia, Endocrinologia e Enfermagem, além de atendimento odontológico.

Com relação à pandemia, ele vai aumentar o número de Unidades de Saúde Preferenciais para atendimento de Covid-19, saindo de 18 para 30, com horário de funcionamento estendido. Nessas unidades será oferecido teste rápido de RT-PCR. E em todas as unidades de saúde do município será disponibilizado o teste rápido para coronavírus.

O candidato também ressaltou que, assim que houver a aprovação de uma vacina contra Covid-19, todos os esforços serão feitos para garantir a imunização da população. “Já estamos desde agora discutindo a formação de recursos para que a população não fique desassistida”, afirmou.

As informações são da assessoria