Eleições 2020: cidades do interior lideram denúncias de fake news eleitorais ao TSE

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem um aplicativo de celular destinado a receber denúncias sobre informações falsas ou distorcidas na campanha eleitoral de 2020, o Pardal. Seu objetivo é acelerar a apuração de possíveis crimes eleitorais, com essas informações chegando diretamente aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e ao Ministério Público Eleitoral. O canal está aberto desde o último domingo (27/9), quando começaram oficialmente as campanhas, e, até a tarde de quinta-feira (1º/10), já havia recebido 2.336 denúncias.

Eleitores de todos os estados brasileiros (neste ano o DF não tem eleição) já enviaram reclamações pelo Pardal nesta primeira semana de campanha, e o que chama a atenção nos números é que as cidades que lideram esse ranking não são as maiores, onde está a imensa maioria dos votantes. É no interior que as denúncias de fake news estão quentes nesta largada.

Dá para acompanhar a evolução dos números em tempo real no site do TSE.

A cidade brasileira que mais reclamou ao Pardal até agora foi Jauru, em Mato Grosso, com 47 registros. É quase um quarto das reclamações de todo o estado, que foram 200. Em Cuiabá, a capital, ocorreram apenas oito denúncias.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Portal Manaus Alerta