Em entrevista ao Manaus Alerta, Amazonino diz que ‘dá para fazer ainda mais’

foto: Aguilar Abecassis

O candidato Amazonino Mendes (Podemos) busca ser prefeito de Manaus pela quarta vez. O político natural de Eirunepé, no Amazonas, concedeu entrevista para o Manaus Alerta, onde destacou quais serão as áreas prioritárias em um possível mandato, falou também sobre a sua saúde, além de projetos para a cidade.

Nos últimos dias, com o aquecimento dos discursos de campanha, Amazonino tem visto adversários explorando o fato da idade avançada como barreira para mais um mandato como prefeito de uma das cidades mais importantes do país. Por outro lado, Amazonino enxerga como experiência e promete usá-la para servir ao povo de Manaus, outra vez.

Confira a entrevista completa: 

Manaus Alerta – O que ainda lhe motiva a ser prefeito de Manaus?

Amazonino Mendes – Todos nós somos um pouco prefeitos e temos vontade de poder gerir a cidade em que vivemos. Eu tive a sorte de ser prefeito de Manaus e poder concorrer novamente, pelo que nossas gestões anteriores deixaram de legado. Quando eu lembro de como eram muitos bairros de Manaus antes de serem urbanizados em nossas administrações, as obras de infraestrutura que realizamos, os hospitais, postos de saúde, delegacias, escolas que entregamos, em cada bairro ou zona da cidade… aí eu acredito que dá para fazer ainda mais. É essa a vontade… a motivação. Ajudar a cidade com nossa experiência e capacidade de fazer as coisas acontecerem.

Manaus Alerta – Com sua experiência na política, o que Manaus mais precisa agora?

Amazonino Mendes – Eu, sinceramente, espero que não aconteça. Torço muito… Mas há uma expectativa do fim ou da redução dos auxílios emergenciais concedidos hoje às famílias, em função da pandemia de Covid-19. A economia se recupera lentamente… Manaus é uma das capitais com maior desemprego. A cidade precisa de muitas coisas… principalmente na área de segurança, saúde e transporte. Vamos atuar nessas áreas. Mas me preocupa, especialmente, o sustento das famílias. E essa será nossa prioridade: área econômica e social. Temos que reforçar a defesa política da Zona Franca em nível nacional e internacional, atrair investimentos para gerar emprego e renda, sem esquecer um minuto sequer da situação social das pessoas.

Manaus Alerta – Cite o seu principal projeto para Manaus caso seja eleito.

Amazonino Mendes – Me preocupa demais a área social, o amparo às famílias que estão sofrendo os efeitos econômicos da pandemia. Essa é minha prioridade absoluta. Torço e peço a Deus que essa situação passe logo, que venham as vacinas, para voltarmos a ter uma economia em crescimento. Que as pessoas tenham seus empregos e mais renda. E que o município tenha recursos para melhorar o atendimento na saúde, transporte, trânsito, e até ajudar o governo na área de segurança. A gente já fez tudo isso e sabe fazer.

Manaus Alerta – Áreas como mobilidade, infraestrutura, educação são pontos chaves na capital, o que seu plano de governo tem para esses setores?

Amazonino Mendes – Na área de mobilidade, sabemos que é preciso melhorar o transporte e o trânsito. E não adianta fazer discursos mirabolantes. No transporte, as pessoas querem mais conforto e mais rapidez nas viagens. No trânsito, querem agilidade e menos congestionamentos. Muitos desses problemas podem ser resolvidos com criatividade e tecnologia, como sinais inteligentes, por exemplo. Soluções que só dependem da vontade de quem está à frente. Veja que foi a nossa última gestão na prefeitura que incentivou o respeito à faixa de pedestre em Manaus. Fizemos uma grande campanha nesse sentido. Fizemos obras simples, mas importantes, como os retornos em locais onde não havia… muita coisa simples, fácil… que todo mundo vê, mas não faz. Claro, algumas áreas da cidade precisam de obras maiores. Mas essas grandes obras de infraestrutura têm que ser bem planejadas e bem feitas, para que realmente funcionem.
O nosso programa de governo prevê a reorganização do trânsito, desafogando os horários de pico, com aplicação de tecnologias de sincronização de semáforos e câmeras inteligentes. Assim, vamos conseguir reduzir o tempo médio de deslocamento casa-trabalho. Queremos também reestruturar as rotas do transporte público, ampliar e modernizar a frota. Além disso, organizar e ampliar as áreas de ciclovias, trazendo segurança aos ciclistas e motoristas. Na área de educação, vamos ampliar a oferta de atendimento em creche para as famílias em vulnerabilidade social. Também é importante promover treinamento para professores e gestores em técnicas de educação a distância e dotar as escolas de equipamentos tecnológicos. E, claro, dotar a rede pública dos mecanismos necessários para o cumprimento das metas nacionais de avaliação escolar.

Manaus Alerta – Como está sua saúde candidato e disposição para possivelmente comandar Manaus outra vez?

Amazonino Mendes – Como vocês podem ver, nunca na história uma pessoa foi tão atacada com mentiras sobre sua saúde quanto eu. Acho que tem adversário que não tem o que dizer para os eleitores e apela para preconceitos. Como já disse, não sou candidato a disputar uma maratona… Sou candidato a ser um bom prefeito para Manaus. O que interessa são as ideias… vamos discutir ideias, propostas pra melhorar nossa cidade e a vida dos que aqui vivem e trabalham.

Manaus Alerta – Antes de encerrar, aproveite o espaço para dizer algo diretamente para o eleitor.

Amazonino Mendes – Eu só tenho é que agradecer. E dizer que, se eleito, pela vontade do povo, vou fazer o melhor, vou usar toda minha experiência, meu conhecimento, para fazer uma administração muito boa para todos. As pessoas sabem que eu posso fazer, têm elementos para analisar. Nas minhas administrações, tenho orgulho das conquistas alcançadas, junto com o povo e com uma equipe que trabalhou duro. Na área da saúde, por exemplo, posso citar a construção dos principais hospitais de Manaus, como o Francisca Mendes e o Dr João Lúcio, os Prontos-Socorros da Criança, as maternidades Galileia e Nazira Daou, as policlínicas, os CAIMIs e os CAICs. Na educação, tem a criação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), um marco para o estado. Na segurança, a implantação das delegacias com atendimento 24h, renovação de frota, criação do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS). Na área social, temos programas de referência, como Farmácia Gratuita, Leite do Meu Filho, Bolsa Universidade e Direito à Vida, que vou retomar nessa administração, caso o povo me conceda nova chance de ser eleito. É isso. Só agradeço e peço que a população avalie esses anos todos de administração e me apresento como candidato que, embora com 40 anos de vida pública, não tem qualquer condenação, com contas todas aprovadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Portal Manaus Alerta