Cidades

Em janeiro, Manaus teve menor número de homicídios e tentativas de homicídios dos últimos 5 anos

Com o ato, que vai ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), o governador atualiza o quadro de promoções dos anos de 2014, 2015 e 2016, totalizando 3.293 promoções, que estavam pendentes há quatro anos- foto: Bruno Zanardo
Redação
Postado por Redação

No mês de janeiro de 2018, Manaus registrou o menor número de homicídios e de tentativas de homicídios dos últimos cinco anos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Foram registrados 49 homicídios e 12 tentativas de homicídios, 40% menos que a quantidade de casos de janeiro do ano passado.

De acordo com os dados da SSP-AM, foram registrados 49 homicídios em janeiro, 49,4% menor que o número do mês em 2017. Desse total, 28 mortes tiveram como motivação preliminar o tráfico de drogas. Em janeiro deste ano, as polícias do Amazonas prenderam 14 pessoas pela autoria e envolvimento com homicídios. A capital registrou cinco casos de latrocínio em janeiro e cinco prisões pelo crime.

Os indicadores também apontam crescimento da apreensão de armas de fogo. No mês passado, foram apreendidas 87 armas, 149% mais que no mesmo período de 2017, quando as forças de segurança tiraram das mãos de criminosos 35 armas. Os roubos a estabelecimentos comerciais, em janeiro de 2018, tiveram queda de 18%, com 228 ocorrências.

Intensificação das operações integradas do sistema de segurança, a reestruturação do patrulhamento da polícia militar e o reforço na inteligência estão entre as medidas de maior destaque. Segundo o vice-governador e secretário de Segurança, Bosco Saraiva, o foco é levar segurança real à população.

Indicadores

Em janeiro deste ano, foram registrados 3.163 furtos, 3.730 roubos e 580 casos de lesão corporal. O número é acima do que foi registrado em janeiro de 2017. Contudo, os indicadores de janeiro até abril de 2017 não incluíam os atendimentos feitos na Delegacia Interativa, onde o cidadão faz o boletim de ocorrência pela Internet.

Em janeiro do ano passado, sem incluir os dados da Delegacia Interativa, a capital teve 1.529 furtos, 2.620 roubos e 440 casos de lesão corporal.

Com informações da assessoria

Deixe um comentário