Em Urucará, Idam apoia primeira entrega de produtos por meio do PAA

Foto: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), em Urucará (a 260 quilômetros de Manaus), apoiou a primeira entrega de produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) na última quinta-feira (29). A ação aconteceu na praça do bairro São Jorge e contou com a parceria da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), do Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e da Secretaria de Produção e Abastecimento do município.

Ao todo, o programa recebeu a produção agrícola de 21 produtores das comunidades Amanary, Castanhal, Boa Esperança, Bonança, Estrada UR04 e Paraná do Comprido, totalizando mais de sete toneladas de produtos como melancia, banana, laranja, manga, farinha tapioca, tucumã, cupuaçu, pimenta de cheiro e cheiro verde.

De acordo com a gerente da unidade local do Idam, no município, Dulcilene Silva, o programa é de grande importância para os agricultores da cidade. “Antes do PAA, os agricultores vinham para a cidade com as suas produções e passavam de cinco a seis dias para conseguir vender, hoje, com o programa, eles somente entregam e ficam satisfeitos”, contou a gerente. “Temos a certeza que estamos trilhando o caminho certo, dando apoio à comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar e sabendo que estes chegarão com qualidade à mesa de quem precisa”, completou Silva.

Segundo a gerente, as novidades sobre a entrega do PAA este ano estão em torno da participação dos agricultores. “No primeiro ano, o município participou com 12 agricultores inscritos e sete selecionados. Para 2020, tivemos 34 inscritos e 21 selecionados”, contou.

A ação terá continuidade e a próxima entrega está programada para o dia 30 de novembro. O objetivo é realizar quatro entregas com a quantidade de três a sete toneladas cada.

PAA

O Idam auxiliou em toda a execução do edital, no município de Urucará, compreendendo desde a divulgação, credenciamento dos agricultores, elaboração das propostas, transporte e entrega dos produtos.

As informações são da assessoria