Erupção de vulcão provoca nuvem gigante de cinzas de 5 km na Indonésia; Veja vídeo

Foto: Reprodução

Na madrugada desta segunda-feira (10), o Monte Sinabung entrou em erupção na cidade de Sumatra do Norte, na Indonésia. A enorme nuvem de cinzas chegou a atingir 5 quilômetros de extensão, provocando o desaparecimento da luz do dia em vilarejos próximos ao vulcão, como Naman Teran. Alguns moradores foram aconselhados a deixar o local.

De acordo com o UOL, o fenômeno natural, que já havia entrado em erupção recente no sábado (8), aconteceu ainda pela manhã no horário local. O barulho da atividade vulcânica causou apreensão pelo risco do expelimento de lava e destruição na ilha.

No entanto, não foram relatados incidentes. Um porta-voz da autoridade de aviação civil local afirmou que os voos continuam operando na região. Os moradores foram orientados a permanecerem distantes do vulcão num raio de 3 quilômetros, além da recomendação para o uso de máscaras, como forma de minimizar os efeitos das cinzas.

O Monte Sinabung esteve inativo por séculos até 2010, quando voltou a registrar uma erupção. A Indonésia é um dos países com maior atividade vulcânica do mundo.