Escola estadual promove corrida pela inclusão de pessoas surdas

(Foto: Divulgação)

Para promover a inclusão de pessoas com surdez por meio de atividades desportivas, a Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, específica no atendimento de pessoas surdas e surdo-cegas, em parceria com a Associação de Surdos de Manaus, realizará, no sábado (7), a Corrida e Caminhada Solidária da Comunidade Surda de Manaus – Ufam 110 Anos.

Conforme o tema do evento, a corrida de 2019 faz parte da programação da 29ª edição dos Jogos da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos (Jeacs), realizado desde 1990. A atividade contará com percurso de 5 km e homenageará a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A corrida terá início às 17h, no Porto de Manaus, e chegada no mesmo ponto, no Centro da capital.

De acordo com um dos organizadores, Keegan Ponce, a atividade, além de incluir o surdo na sociedade com práticas desportivas, visa sensibilizar a todos para a importância do uso da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e, ainda, comemorar o aniversário de 110 anos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), celebrado em 17 de janeiro deste ano. A corrida envolverá, também, professores, técnicos, alunos, servidores da secretaria, familiares e a comunidade.

“Além de promover a inclusão, objetivamos, também, integrar a população através da corrida e da caminhada, para proporcionar entretenimento, melhoria da qualidade de vida e lazer ao amazonense. Buscamos, ainda, chamar a atenção para um dos pontos de maior importância histórica da capital, que é o Porto de Manaus, muito conhecido por Roadway”, destacou o organizador.

Inscrições

Conforme a organização, por se tratar de um evento solidário, os participantes, através de suas inscrições, irão colaborar com Associação de Surdos de Manaus. Mais informações estão disponíveis no link: https://bit.ly/2Rl3b7Y.

O evento

A Associação de Surdos de Manaus é uma sociedade sem fins lucrativos, de caráter beneficente, que presta relevantes serviços de utilidade pública, educacional, recreativa, social e desportiva. Apoia a pessoa surda, defende seus direitos, luta pela inclusão social e atende a população surda de Manaus.

A promoção da Corrida e Caminhada Solidária da Comunidade Surda de Manaus – Ufam 110 Anos tem o propósito de convidar a sociedade manauense a conhecer o movimento cultural e esportivo dos surdos. Importante enfatizar que o Dia do Surdo é comemorado anualmente em 26 de setembro, através do reconhecimento e assinatura da Lei nº 11.796, de 29 de outubro de 2008. Todo o percurso será balizado, facilitando o reconhecimento e minimizando qualquer risco de acidentes ao longo dos 5 km, que serão percorridos na área interna do Porto de Manaus.

Os organizadores alertam que tanto menores quanto pessoas com deficiência (incluídos usuários de cadeira de rodas ou bicicleta adaptada) devem ser acompanhados dos seus responsáveis.

(*) Com informações da assessoria