Escola In Cena está com inscrições abertas para cursos de teatro musical e dramaturgia

Foto: Divulgação

A escola In Cena Casa de Artes e Produções está com inscrições abertas para dois novos cursos. São eles: “In Cena na Disney” e “Transformando a ideia em texto – Primeiros passos da dramaturgia”. As capacitações acontecem de forma online, o que permite a participação de artistas de todo o país.

As inscrições para os cursos podem ser feitas pelo email [email protected] ou no número (21) 97124-1001. O curso “In Cena na Disney” será ministrado pelas instrutoras Rafaela Amado e Priscila Lacerda, a partir do dia 30 de setembro até 16 de dezembro, sempre às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30 (horário de Brasília). Priscila Lacerda é diretora e professora de Técnica Vocal para Teatro Musical na Escola de Atores Wolf Maya e na Casa de Artes Laranjeira (CAL). Já Rafaela Amado é atriz e diretora de teatro. Ela dirigiu espetáculos como “O Cravo e a Rosa”, “O Jogo”, “Cartas pra Gonzaguinha”, “Brasil Mon Amour” e “Qualquer Gato Vira Lata”. Rafaela também atua como professora nas escolas Centro de Estudos e Formação em Teatro Musical (CEFTEM), Estúdio VOCE, Casa de Artes Laranjeira (CAL) e Escola de Atores Wolf Maya.

O curso“In Cena na Disney” é direcionado a cantores e atores de 10 a 17 anos, com ou sem experiência em teatro musical que queiram se aprofundar nesse segmento. A capacitação propõe um aprofundado estudo cênico e musical com base nos filmes e desenhos da Disney. Nas aulas serão trabalhados os aspectos da interpretação da canção, presença cênica, fala em cena, técnicas vocais e musicais. No final do curso será promovida uma apresentação online com todos os alunos. Além do estudo teórico das principais obras das Disney, os alunos irão aprender de forma prática as diversas técnicas utilizadas no teatro musical.

Outro curso que já está disponível na In Cena é o de “Transformando a ideia em texto – Primeiros passos da dramaturgia”, que será ministrado pelo ator, dramaturgo e diretor, Tauã Delmiro. A capacitação acontece de 06 a 09 de outubro, das 19h às 21h.

Tauã participou dos espetáculos “70? – Década do Divino Maravilhoso – Doc. Musical”, pelo qual foi indicado como melhor ator em teatro musical no Prêmio Cesgranrio e Prêmio Botequim Cultural. Dirigiu os musicais “O Anti-musical, O musical”, “Jogo da Vida” e a comédia-musical da Broadway “[Nome do Espetáculo]”.

O instrutor explica que o curso pretende inserir os alunos no universo da dramaturgia para teatro. As aulas serão focadas em gerar ferramentas para que os artistas possam escrever seu próprio texto teatral. O workshop irá passear pela história do teatro e analisar características estruturantes de diversos movimentos artísticos, relacionando a época que estão inseridos. O curso é voltado para pessoas interessadas em textos teatrais e principalmente artistas que desejam transformar suas ideias em obras dramatúrgicas. “É indispensável para o artista se munir de muito estudo para exercer sua profissão. Fazer arte é expressar sentimentos e ideias subjetivas e nem sempre conseguimos manifestar com clareza o que queremos comunicar. Estudando, o artista consegue se munir de mais recursos para expressar cenicamente sua verdade”, destacou.

Sobre a In Cena

A In Cena Casa de Artes e Produções é uma escola de capacitação e aperfeiçoamento de artistas dos mais variados segmentos, com foco voltado à inserção no mercado de trabalho. Os cursos por enquanto são onlines, por conta da pandemia, ampliando assim a oportunidade de acesso das pessoas de qualquer região do Brasil, a profissionais renomados do país.

O projeto reúne um time de profissionais com expertise em vários segmentos. Faz parte do grupo a cantora e atriz Marcella Bártholo (ex-The Voice Kids e destaque recente em vários espetáculos no Rio de Janeiro, como “Brilha La Luna”, “Fame”, “Peter Pan”, “Cartas para Gonzaguinha”, “Aconteceu de Acontecer Assim” e “Despertar da Primavera”), a relações públicas e especialista em eventos culturais Anne Cantanhede, o publicitário Yan Bártholo e o ator Pedro Campêlo.

Com informações da assessoria