Especialista dá dicas para cuidar da pele durante o isolamento

Especialista dá dicas para cuidar da pele durante o isolamento

Nos últimos meses, uma nova realidade foi imposta aos brasileiros. Com a chegada do novo coronavírus no país as pessoas tiveram que se adaptar a ficar em casa. Neste processo algumas atividades da antiga rotina podem ter sido deixadas de lado, como o cuidado com alimentação, o consumo de água, a prática de exercícios físicos e inclusive, o cuidado com a pele.

Sem conseguir agendar limpeza de pele ou consulta com dermatologista os cuidados principalmente com o rosto são esquecidos. O trabalho remoto pode atrapalhar ainda mais esse hábito, afinal, muitas mulheres deixaram a maquiagem de lado e com isso pararam de prestar atenção na pele.

Além disso, a nova realidade pode trazer novos problemas, sem exposição ao sol é possível desenvolver uma carência de vitamina D e uso de máscaras pode causar uma piora na acne e até mesmo causar alergias. O excesso de higienização do rosto e das mãos, uso de luvas e utilização de muitos produtos de limpeza também podem prejudicar o aspecto da pele. Por estas razões a médica dermatologista Lídia Poppe, separou algumas dicas para amenizar e prevenir os danos provocados pelo isolamento social, sem sair de casa. Confira:

Mantenha as mãos hidratadas

Com tanto álcool em gel e luvas a pele das mãos pode ficar irritada e mais fina, por isso é necessário hidratá-las. Se você possui creme próprio para essa área use com frequência, a especialista recomenda o uso de cremes protetores à base de glicerina, ectoína ou ureia.

Rosto sempre limpo

Lavar o rosto com um sabonete adequado pela manhã e noite é fundamental. Além de reduzir a poluição da pele ajuda a diminuir a oleosidade. Vale a pena investir em um produto como água micelar ou cleansing oil que farão uma limpeza mais profunda sem danificar a pele.

Hidratação controlada

De acordo com a especialista lavar bem a pele e não hidratar pode gerar irritações e deixar o rosto sensível. Por isso, mantenha sua pele hidratada. O ideal é manter uma hidratação leve durante o dia e apostar em um sérum facial para a noite. Como é mais potente e facilmente absorvido pela pele, o sérum vai te ajudar a manter a pele hidratada durante as horas de sono e protegida do efeito mais profundo do sabonete utilizado ao acordar.

Esfoliação e máscara facial

Além dos cuidados diários, a dermatologista orienta fazer uma esfoliação seguida do uso de máscara facial uma vez por semana. Para esfoliar a pele, a dica é misturar mel e açúcar, e fazer pequenos movimentos circulares no rosto, colo e pescoço. Para uma boa máscara pode-se misturar no liquidificador aveia e água. Além disso, o uso direto da folha de babosa ou aloe vera como máscara caseira também pode ser realizado. Com esses ingredientes é possível cuidar da pele sem sair de casa e gastando pouco.