Polícia

Estelionatários clonam anúncios online para aplicar golpes, alerta polícia

foto: Alailson Santos/PC-AM

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), alerta a população sobre casos de estelionato virtual, aplicados a partir de plataformas de vendas on-line.

De acordo com o delegado Vinicius de Melo titular do 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), o crime se tornou recorrente no Estado do Amazonas, e chama a atenção para o golpe conhecido como anúncio clonado.

“Neste tipo de golpe se estabelece um esquema de pirâmide, visto que o estelionatário produz uma réplica do anúncio original. A vítima entra em contato com o mesmo e o falsificador contata, também, o anunciante primário”, esclarece o delegado.

O delegado explica que neste caso, ambos acabam sendo ludibriados pelo criminoso, visto que o consumidor não recebe o produto pelo qual pagou e o anunciante recebe um depósito falso.

Ainda de acordo com ele, a população deve estar atenta para os anúncios em plataformas de venda on-line e evitar fazer negociações à distância, pois os golpes podem ter origem em outros estados do País.

Além disso, o consumidor deve exigir a nota fiscal do produto e o recibo de compra. Caso a agência bancária utilizada no ato criminoso seja de uma outra unidade federativa, o caso é encaminhado para a Polícia Civil do respectivo estado. A pena para este crime pode variar entre 1 e 5 anos de reclusão.

Denúncia – Pessoas vítimas deste tipo de golpe podem entrar em contato por meio do disque-denúncia do DIP (92) 99962-2457, ou pelo site da Polícia Civil do Amazonas (delegaciainterativa.am.gov.br).

Com informações da assessoria