Exército e Prefeitura conscientizam São José 1 contra queimadas, em Manaus

foto: Márcio James/Semcom

A zona Leste recebeu nesta quarta-feira, (26), a primeira ação preventiva e de conscientização contra queimadas na cidade, realizada no âmbito da operação Verde Brasil 2, do Exército brasileiro, em parceria com a Prefeitura de Manaus. Militares do 2° Grupamento de Engenharia (2º Gpt E) e do 1° Batalhão de Infantaria de Selva (1° BIS), juntamente com equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), percorreram as ruas do bairro São José 1, campeão em denúncias de focos na zona Leste, para orientação e distribuição de material informativo sobre os efeitos das queimadas. Fiscais do órgão ambiental também atenderam denúncias visitando domicílios com registros de focos.

Essa é a primeira de várias ações que serão realizadas até o fim do ano em localidades consideradas pontos críticos de denúncias de queimadas na cidade. O secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Antonio Nelson de Oliveira Júnior, destacou a importância da parceria com o Exército e das ações de sensibilização para a redução dos indicadores de queimadas. Este ano, o órgão já recebeu 232 denúncias, a maioria referente à queima de lixo em residências nas zonas Norte e Leste.

“Todos os anos trabalhamos fortemente a educação ambiental como ferramenta de conscientização. Este ano, tivemos a felicidade de contar com o apoio do 2° Grupamento de Engenharia, que sempre foi parceiro da Prefeitura de Manaus”, afirmou Antônio Nelson, ressaltando a redução dos indicadores como um fator positivo desse trabalho nas comunidades. “Este ano, temos um número de aproximadamente cem denúncias a menos que o mesmo período do ano passado”, destacou.

Orientação

A presença do Exército foi bem recebida pelos moradores e comerciantes da área. Gracimar Oliveira, moradora do bairro São José 1, disse sofrer com a fumaça das queimadas que ocorrem no local. Ex-paciente de Covid-19, ela fez um apelo para que evitem queimar lixo e folhas.

Com informações de assessoria