Expoagro: Animais à venda são comercializados via plataforma digital

Foto: Emerson Martins/Sepror; Divulgação/Fazenda Amazônia

A 42ª Exposição Agropecuária (Expoagro) alcançou mais de 122 mil visualizações na plataforma do site, além de 200 mil visualizações através das redes sociais da TV Encontro das Águas, Sistema Sepror e Governo do Amazonas. Um setor que gerou bastante visitação no portal foi o “negócios de animais”, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário do Amazonas (Idam). Dos mais de 200 animais expostos, 68 estavam disponíveis para venda, gerando uma média de comercialização em torno de R$ 55,5 mil.

A gerente de Apoio a Produção Animal (Gepan) do Idam, a zootecnista Meyb Seixas, explica como funcionou as vendas e como o uso da tecnologia beneficiou o produtor e o agronegócio regional. “As vendas foram feitas direto entre o expositor e o investidor, pois o site disponibilizou esse contato direto. A Expoagro normalmente acontece fisicamente na região metropolitana de Manaus a qual é beneficiada, porém, devido à pandemia do Covid-19 e o novo formato digital, nesta primeira edição virtual favoreceu que expositores de todo o Estado participassem, gerando um banco de dados e superando nossas expectativas nesse sentido de ter a participação de fazendas renomadas e dez municípios”, disse Seixas.

Dos 216 animais no portal, 68 animais estão disponibilizados para a comercialização e, está segunda-feira (5), 18 foram vendidos. Os animais mais vendidos foram ovinos e caprinos num total de 14 animais entre matrizes e reprodutores.

“A exposição de animais sempre foi uma das atrações mais aguardadas pelos espectadores e criadores nas feiras agropecuárias, e neste ano, mesmo com a migração para o formato digital, a Expoagro não deixou de lado a tradição. O espaço de exposição de animais na plataforma garantiu à população poder ver os animais e trouxe oportunidades de negócios para os produtores além de possibilitar que nosso setor produtivo fosse apresentado ao mundo como sendo uma produção pecuária de qualidade e sustentável”, explicou Meyb.

O novo formato da 42ª Exposição Agropecuária contou com 15 expositores de animais, sendo à venda de 13 bovinos e 55 caprinos e ovinos e mais 300 embriões distribuídos entre os dez municípios do Estado que participaram deste evento digital. As exposições, vendas e compras podem ser feitas através do site da Feira (www.expoagro.am.gov.br) e segue disponível até o dia 20 de outubro.

42ª Expoagro

A Feira movimentou cerca de R$ 60 milhões no agronegócio do Estado, envolvendo a comercialização de maquinário, negócios de animais, bovinos, caprinos, ovinos, praça de alimentação e ações de crédito rural, por meio dos agentes financeiros.

Durante os três dias de evento, de 28 a 30 de setembro, a exposição alcançou público em todas as regiões do Brasil e chegou a um total de 22 países entre América do Sul, Ásia, Europa e América Central, reforçando a importância do setor primário para a economia do estado e levando o trabalho dos produtores rurais para fora do Amazonas.

As informações são da assessoria