Faculdade produz 200 litros de sabonete líquido para doação

foto: divulgação

Para fortalecer as práticas profissionais e contribuir com a saúde da comunidade, os alunos dos cursos de Engenharia Química e Engenharia Ambiental da UniNorte – Centro Universitário do Norte produzirão 200 litros de sabonete líquido para doação em laboratório. O projeto de extensão faz parte da Semana Profissionalizante, cujo objetivo é complementar a formação industrial já oferecida aos alunos na graduação.

Segundo a coordenadora da ação e professora da Escola de Exatas da UniNorte, Karla Nunes, o produto será destinado aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) próximos da Instituição, de onde devem ser distribuídos para outros órgãos e entidades.

“Inicialmente, produziremos 200 litros de sabonete líquido e também queremos ampliar para a fabricação de pastilhas sanitárias e aromatizantes de ambientes. Todos esses produtos são domissaneantes, ou seja, destinadas à higienização, desinfecção ou desinfestação dos ambientes”, explica a docente.

Durante a ação, os alunos vivenciarão a simulação de produção industrial de domissaneantes, manipulação de matéria prima, modelagem de processos químicos industriais, marketing de produto e distribuição de produção, além dos procedimentos para gestão ambiental de resíduos.

“Nossa expectativa é que esta seja uma experiência rica e proveitosa para nossos alunos e também que gere parcerias com outros órgãos e instituições que queiram investir nessa produção”, acrescenta Karla.

O sabonete líquido será produzido no Laboratório de Biologia da UniNorte. Serão utilizados materiais como água destilada e massa base para sabonetes. Para o envase, serão reutilizadas garrafas PET. Os equipamentos usados serão o de banho-maria, liquidificador industrial e agitador magnético. A previsão de conclusão do projeto é no dia 30 de novembro.

Com informações da assessoria