Cidades

Fapeam recebe certificado de regularidade pela gestão de recursos

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu, da Controladoria-Geral do Estado do Amazonas (CGE), certificado de regularidade pela Prestação de Contas referente ao exercício de 2020. O documento é um reconhecimento da probidade da gestão dos recursos alocados à Fapeam.

Além da certificação da CGE, o Balanço Orçamentário, Patrimonial e Financeiro do Exercício de 2020 também foi aprovado pela Unidade de Controle Interno (UCI) da Fapeam e pelo Conselho Fiscal da instituição formado por membros externos. Conforme determinação legal, o Relatório foi encaminhado para a análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE).

“São conquistas importantes que retratam o trabalho hercúleo da Fapeam, tecido por diversas mãos competentes e comprometidas com a qualidade e a eficiência do serviço público prestado”, destacou a diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales.

Desde o ano de 2019, a Fapeam vem gradativamente retomando os investimentos em ciência, tecnologia e inovação. No ano passado foram disponibilizados R$ 94.011.856,68, por meio de chamadas, editais e resoluções que tiveram como objetivo fomentar a pesquisa científica, tecnológica e de inovação na capital e no interior do Amazonas, além de priorizar a formação de recursos humanos altamente qualificados.

Por meio de um trabalho integrado e interlocução com as instituições de ensino e pesquisa, em 2020, a Fapeam executou 101,7% do orçamento financeiro disponibilizado. Um feito inédito na trajetória da instituição ao longo desses 17 anos.

As ações da Fapeam são alinhadas ao Plano Plurianual 2020-2023 do Governo do Estado, à Agenda 2030 Brasil, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e às linhas de ação da Fapeam, que foram ampliadas na atual gestão com a inclusão de linhas exclusivas para o empreendedorismo inovador e para as ações de enfrentamento à Covid-19, saltando de cinco para sete.

Com informações da assessoria