Fazendeiro emociona ao comemorar chuva após seca na Austrália

Ele gravou um vídeo, que viralizou nas redes sociais, ao mostrar a água caindo sobre o solo seco de Nova Gales do Sul

Um fazendeiro não conseguiu conter a alegria que teve quando uma chuva torrencial caiu sobre a propriedade atingida pela seca severa em Nova Gales do Sul (NSW), na Austrália. O gesto eufórico dele causou comoção nas redes sociais.

O vídeo emocionante postado nas mídias sociais mostra o australiano recebendo a chuva. Ele sai e está comemorando a água que cai no solo seco. Enquanto aplaude, o homem tira o chapéu e olha para o céu enquanto a chuva cai em seu rosto.

“Mande para baixo. Vamos nos molhar”, disse ele, sorrindo com emoção e mostrando as vacas da fazenda em meio as poças de lama. “Minhas vacas! Aqui está um pouco de chuva para dar comida”, comenta ele ao mirar o rebanho. As imagens não deixam claro, no entanto, se a propriedade dele havia sido atingida pelos incêndios.

Nesta sexta-feira (17/01/2020), aconteceu uma segunda chuva na região, que caiu em partes da costa Leste da Austrália devastada pela estiagem. A primeira chuva significativa em meses caiu na quinta-feira (16/01/2020), encharcando partes de Victoria e ajudando a extinguir mais de 32 incêndios em Nova Gales do Sul.

Segundo o jornal Daily Mail, os australianos devem comemorar, pois há previsão de mais chuva para o fim de semana, com a mais chance de precipitações nas regiões em torno de Sydney, na costa Norte de NSW e em Brisbane.

Embora a chuva tenha dado a esperança necessária às autoridades australianas, também há preocupações de que o tempo chuvoso possa causar inundações repentinas, deslizamentos de terra e contaminar a água com cinzas e detritos.

Ao menos 28 mortos

A Austrália foi devastada pelos piores incêndios florestais vistos em décadas, com grandes áreas do país queimadas pelo fogo desde o início da temporada de incêndios, no final de julho.

Ao menos 29 pessoas morreram em todo o país. Somente em Nova Gales do Sul, mais de 3 mil casas foram destruídas ou danificadas. Especialistas estimam em um bilhão o número de animais mortos por conta do fogo.

O fenômeno foi agravado seriamente pelo calor e seca persistentes, e muitos apontam as mudanças climáticas como um fator que faz com que os desastres naturais sejam ainda piores.

Fonte: Metrópoles