FCecon confere menção honrosa aos primeiros colocados da IX Jornada Científica Paic

Foto: Rhyvia Araújo/FCecon

A Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), entrega, na próxima quinta-feira (3), às 11h, no auditório Dr. João Baldino, na sede da instituição, premiações e certificados de Menção Honrosa aos dez primeiros colocados da IX Jornada Científica do Programa de Apoio à Iniciação Científica 2019/2020 (Paic/FCecon).

Ao todo, participaram da IX Jornada Científica Paic/FCecon 44 alunos, que trataram sobre áreas estratégicas para a unidade hospitalar, como prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer. O evento consistiu em defesas orais de conclusão dos projetos, elaborados pelos estudantes de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas.

Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), as apresentações finais ocorreram de forma híbrida – presencial e por videoconferência. Coordenado pela Diretoria de Ensino e Pesquisa (DEP) da Fundação Cecon, o Paic é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam).

Seleção – Segundo a diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Luz Torres, os dez primeiros colocados foram selecionados pelos membros das bancas, compostas por professores/pesquisadores mestres e doutores. Ela explica que foram avaliados as apresentações orais e os trabalhos escritos, nos quais se observou o impacto, a relevância, a produção científica gerada pelo estudo e a estrutura do relatório.

As pontuações e avaliações foram dadas mediante as entregas prévias dos resumos expandidos dos projetos, informa Torres, e na apresentação oral, foram avaliados o domínio e a segurança do conteúdo, estrutura e sequência didática, estética dos slides, conhecimento teórico, capacidade de síntese e desenvoltura.

“A cada ano temos visto o crescimento da qualidade das pesquisas apresentadas e a dimensão que o programa adquiriu dentro da Fundação. Trata-se de um programa que envolve profissionais das mais diversas áreas, que dedicam tempo e conhecimento na busca de soluções para a melhoria da assistência ao paciente oncológico”, comemora Torres.

(*) Com informações da Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon)