Cidades Destaques Saúde

FCecon oferta 50 consultas no Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço

A cirurgia de cabeça e pescoço é considerada um dos principais métodos de tratamento contra o câncer nessa região do corpo humano- foto: Assessoria
Redação
Postado por Redação

No dia 27 de julho, comemora-se o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e pescoço. Para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon) ofertará gratuitamente à população, 50 vagas para consultas especializadas de rastreio da doença. As reservas serão realizadas nesta segunda-feira (24) pessoalmente, das 9h às 17h, ou até que as senhas se esgotem, na sede da instituição, localizada na rua Francisco Orellana, bairro Dom Pedro.

Poderão participar pessoas com 35 anos ou mais, de ambos os sexos, destacou o diretor-presidente da unidade, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

Julho Verde

A ação é alusiva ao ‘Julho Verde’, campanha criada em 2015, que visa conscientizar a população acerca dos fatores de risco das neoplasias malignas nessa região do corpo humano. O chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço da FCecon, cirurgião Marco Antônio Rocha, explica que devem procurar a unidade para avaliação, pessoas com suspeita de alteração na boca, laringe, face, tireoide e garganta, e que apresentem sintomas como rouquidão persistente, nódulos ou feridas na boca que demoram a cicatrizar, nódulos suspeitos na região da glândula tireoide, dor de garganta persistente e mudança de voz.

Atividade

O cronograma da atividade realizada pela FCecon incluirá palestras educativas com temas como ‘Os fatores de risco do câncer’, ‘ Prevenção e desenvolvimento da doença’, ‘A influência da má higiene bucal no desenvolvimento do câncer de boca’, além de avaliações clínicas com cirurgiões especialistas na área, oferta de ultrassonografia de rastreio, distribuição de material informativo e de kits de higiene pessoal cedidos pela Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc). “Também queremos conscientizar a população sobre a influência do tabagismo e do alcoolismo no desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço e explicar como essa combinação aumenta em até 15 vezes o aparecimento da doença”, frisou Rocha.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários


Deixe um comentário