Cidades Destaques

FCecon registra 980 mil procedimentos, incluindo mais de 2,5 mil cirurgias oncológicas

A média mensal foi de 81,6 mil procedimentos, incluindo ambulatoriais e hospitalares- Foto: Divulgação/FCecon
Redação
Postado por Redação

Em 2016, o Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), registrou cerca de 980 mil procedimentos, sendo 2,5 mil deles, cirurgias oncológicas para o combate ao câncer. Segundo o diretor-presidente da instituição, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci, a média mensal foi de 81,6 mil procedimentos, incluindo ambulatoriais e hospitalares.

A estatística aponta uma média de 211 cirurgias/mês na unidade hospitalar, a maioria voltada ao tratamento de diversos tipos de câncer em estágios variados. Nessa área, especificamente, Ricci explica que foram registrados avanços, como a realização de procedimentos videolaparoscópicos para o tratamento do câncer de colo uterino, que agrega mais qualidade de vida às pacientes, proporcionando uma recuperação mais rápida.

Serviços

Outro serviço que se destacou em 2016 foi o de Radioterapia Abelardo Pampolha, que realizou 52,5 mil procedimentos. O Serviço de Oncologia Clínica, por sua vez, registrou 14.525 atendimentos, quase três mil a mais que em 2015. “Só o nosso Laboratório de Análises Clínicas, alcançou, sozinho, mais de meio milhão de procedimentos (525,8 mil) ao longo do ano, o que nos dá uma média de 21,9 mil ao dia”.

Expectativa

Nos próximos dias, a FCecon passará a operar com um novo aparelho de tomografia, totalizando dois equipamentos do tipo. Além disso, ganhará, no primeiro semestre, mais um equipamento de braquiterapia, utilizado na modalidade de tratamento radioterápico para o combate ao câncer de colo uterino, o mais incidente entre as amazonenses. Os reforços, aliados à chegada de novos servidores, aprovados em concurso público, ajudará no aumento da oferta.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários



Deixe um comentário