Festival Folclórico do Amazonas inicia hoje (12) na Ponta Negra

Além das danças, o 62º Festival Folclórico do Amazonas contará com a feira gastronômica do Rota dos Chefs- foto: Ingrid Anne

Às vésperas do dia de Santo Antônio, nesta terça-feira (12), a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), dá inicio ao 62º Festival Folclórico do Amazonas. Pelo segundo ano consecutivo, um dos mais tradicionais festivais do Amazonas acontecerá em um dos principais cartões-postais da cidade, o Complexo Turístico da Praia da Ponta Negra.

O anfiteatro da Ponta Negra será palco para a apresentação de 76 grupos folclóricos das mais variadas danças, como quadrilhas, cirandas, cacetinho, tribos, boi, nacionais, internacionais e nordestinas, das categorias Bronze e Prata do festival. Por dia, serão mais de quatro horas de festa.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o festival é uma excelente opção para o público, pois une as tradições culturais com a gastronomia.

Ao todo, serão 12 dias de festa, com a apresentação de 76 grupos folclóricos das categorias Bronze e Prata, contemplados pelo Edital da Prefeitura. Em 2017, o Festival reuniu um público de 50 mil durante 13 dias de festa. Este ano, a expectativa é de que este número possa ser maior, devido à receptividade do público.

Os grupos da categoria Bronze iniciarão as apresentações. No total, 23 grupos se apresentarão pela categoria, do dia 12 a 15 de junho. Já no dia 16, os 53 grupos da Categoria Prata iniciarão suas apresentações, que vão até dia 23.

Jurados

Todos os grupos das categorias Bronze e Prata serão avaliados. Este ano o corpo de jurados é composto pelo professor e dançarino Eduardo Amaral; pelo teatrólogo Fagner Coelho; pela socióloga Maísa Arruda; pelo cantor Robson Junior; e pelo colunista Sinny Lopes.

Feira Gastronômica

Além das danças, o 62º Festival Folclórico do Amazonas contará com a feira gastronômica do Rota dos Chefs. De acordo com Lídia Mota, uma das organizadoras do Rota, durante todos os dias do festival, serão 30 barracas disponibilizadas no Anfiteatro da Ponta Negra.

“Estamos trazendo a maior variedade de comidas possíveis, não só de arraial, mas de comidas indianas, orientais, entre outras. A partir das 17h, estaremos por aqui com milho, pamonha, mungunzá, bolo no pote, enfim, um cardápio variado”.

Trânsito e Transporte

Durante os dias do 62º Festival Folclórico do Amazonas não haverá alterações no trânsito e agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) estarão na área.

Já no transporte, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) informou que as linhas 450, 126, 120, 542, 641 e 678 cumprirão a frota do dia, para atendimento aos usuários que participarão do referido evento.

A linha 641, nesse período, operará nos dias de domingo e durante a semana, com horário estendido até 0h. Fiscais da SMTU estarão presentes durante todo o evento, orientando os usuários com relação às linhas e possíveis alterações na frota.

Com informações da assessoria