Cidades

Filas zeradas no Hospital Delphina Aziz



A unidade atende pacientes de todas as Zonas de Manaus, com maior incidência das Zonas Norte e Oeste, além de receber também pacientes que são encaminhados por municípios do interior do Estado- foto: Valdo Leão
Redação
Postado por Redação

As filas de espera para a realização dos exames de ecocardiograma infantil, tomografia, endoscopia digestiva e raio-x já não existem mais no Hospital e Pronto-Socorro (HPS) Delphina Rinaldi Abdel Aziz, Zona norte de Manaus. Devido ao trabalho de gestão, a unidade conseguiu encerrar a espera pelos exames que são agendados exclusivamente pelo Sistema de Regulação do Amazonas (Sisreg).

Além disso, com a inauguração de um moderno parque de imagens em fevereiro deste ano, o Delphina Aziz realizou mais de 43 mil procedimentos em apoio ao diagnóstico correto. A unidade dispõe mais de dez exames disponíveis, inclusive de alta complexidade, dentre os quais: tomografia computadorizada, ressonância, raio-X telecomandado, colonoscopia, endoscopia, ultrassonografia com doppler.

“Esse resultado é consequência de um plano estratégico para zerar as filas de exames no Amazonas. O parque de imagens é importante para o diagnóstico preciso em pacientes, o que, consequentemente, nos ajuda a direcionar para o tratamento adequado. Temos a certeza de que a tecnologia é uma grande aliada da saúde”, afirma o diretor técnico do HPS Delphina Aziz, Cássius Segatto.

A unidade atende pacientes de todas as Zonas de Manaus, com maior incidência das Zonas Norte e Oeste, além de receber também pacientes que são encaminhados por municípios do interior do Estado.

O atendimento no Delphina Aziz vem recebendo a aprovação da população com um percentual de 92,6 – medido por meio de pesquisa de opinião dos pacientes – realizada mensalmente. “Essa pesquisa é um dos instrumentos que utilizamos para melhorar nossos processos”, destaca o diretor administrativo Remídio Vizzotto Júnior. Em 2017, mais de nove mil pacientes participaram da pesquisa e avaliaram o atendimento que receberam.

Planejamento e humanização

O Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz conta com a administração do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), que faz gestão com foco no resultado e planejamento. Os setores que compõem a unidade, seguem metas e indicadores precisos que apontam os caminhos mais adequados para a gestão que, também prioriza a humanização no atendimento.

Desde que foi inaugurado em 2014, o Delphina Aziz já atendeu mais de 510 mil pacientes de urgência e emergência e realizou mais de 43 mil exames de alta complexidade. Esse é o balanço dos serviços prestados pela unidade de saúde à população de Manaus e do Amazonas.

Os mais de 510 mil atendimentos são nas especialidades de pediatria, clínica médica e cirurgia em geral dos prontos-socorros adulto e infantil , com atendimento 24 horas por dia. O número de exames no atendimento de urgência e emergência foi superior a 777 mil. Mais de 10 mil internações foram realizadas com apenas 62 leitos.

Com a criação Hospital e Pronto Socorro Delphina Aziz, muitas pessoas que se dirigiam às Zonas Centro- Sul para ser atendidas no Hospital Pronto Socorro 28 de Agosto ou à Zona Leste, no caso do Hospital e Pronto Socorro João Lúcio Pereira Machado, passaram a procurar pelo atendimento hospitalar no maior hospital da Zona Norte.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários



Deixe um comentário

error: COPIAR SEM DAR CRÉDITO É CRIME!