FMT esclarece boatos sobre transmissão de tuberculose através do consumo de bananinhas

A FMT esclarece que a tuberculose não é transmitida através do consumo de qualquer alimento e que é uma doença causada por microbactérias – e não por vírus, como diz a nota.

A Fundação de Medicina Tropical Dr Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), unidade vinculada à Secretaria Estadual de Saúde (Susam), informa que vem circulando nos últimos dias, nas redes sociais, uma nota contendo informação inverídica, falsamente atribuída à instituição.

A nota, com o título “Alerta do Hospital Tropical”, destaca, erroneamente, para o risco de transmissão de tuberculose, pela ingestão de bananinhas vendidas em saquinhos, produzidas em Manaus. A FMT destaca que a nota contém informações totalmente equivocadas e faz um alerta para que as pessoas não compartilhem o conteúdo.

A FMT esclarece que a tuberculose não é transmitida através do consumo de qualquer alimento e que é uma doença causada por microbactérias – e não por vírus, como diz a nota. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, através de gotículas da tosse, fala ou espirro, eliminadas por indivíduos com tuberculose – pulmonar ou da laringe – ativa (sem tratamento).

Com informações da assessoria