Fuam encerra ações em Autazes com mutirão de saúde

FOTOS: Julcemar Alves/Fuam

A Fundação Alfredo da Matta (Fuam), unidade da rede estadual de saúde, encerra neste sábado (12) as ações do Projeto Ação para Eliminação da Hanseníase – Apeli, que estão sendo realizadas no município de Autazes (a 113 quilômetros de Manaus), na Região Metropolitana de Manaus, participando do Dia de Cooperar.

Promovido pelo Sistema OCB/AM, filiado à Organização das Cooperativas Brasileiras, o Dia de Cooperar tem apoio da Prefeitura de Autazes e das secretarias de Saúde estadual (Susam) e municipal (Semsa), e será realizado das 8h às 14h, na Comunidade Novo Céu, área rural de Autazes.

Como parceira desta ação, a Fuam levará à população exames de pele, consultas dermatológicas, testagem para HIV e sífilis, e aconselhamento sobre as infecções sexualmente transmissíveis. As atividades serão realizadas por uma equipe multidisciplinar de profissionais, dentre médicos, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos, farmacêuticos e administrativos.

Um dos principais objetivos continua sendo a busca de novos casos de hanseníase, para o diagnóstico e tratamento precoces, mas outras dermatoses identificadas também serão avaliadas e, nos casos necessários, encaminhadas para tratamento na rede de saúde.

“Vamos ofertar à população exames e consultas dermatológicas, além de testes para HIV e sífilis, aproveitando a ida dos profissionais da Fundação ao município pelo Projeto Apeli e unindo forças ao Sistema OCB/Amazonas, que nos apoia na execução do Projeto em Autazes”, explica o diretor-presidente a Fuam, Ronaldo Amazonas.

(*) Com informações da assessoria