Fucapi lança editais com verba de até R$ 150 mil para apoiar startups

As inscrições são gratuitas e os editais estão disponíveis no site da instituição- foto: divulgação/Assessoria

A Nova Fucapi abriu inscrições para selecionar planos de negócios voltados ao desenvolvimento de novos empreendedores. Dois editais foram lançados, sendo um para o programa de incubação de empresas, a “Stellar Incubadora”, e outro, direcionado a projetos de fomento de startups, a “Supernova Aceleradora de Startups”, com verba de até R$ 150 mil para cada projeto selecionado. As inscrições são gratuitas e os editais estão disponíveis no site da instituição (www.fucapi.br). Todos podem participar.

De acordo com os editais, a Stellar incubadora vai acolher 30 empresas dos segmentos de produtos e/ou serviços para participar de uma rede de desenvolvimento econômico com apoio de estrutura física e empresarial proporcionada pela instituição. Já a Supernova Aceleradora vai escolher 10 projetos de alto impacto que queiram desenvolver startups nas áreas: Big Data, Fintechs, Edtechs, IoT, Energias Renováveis, Inteligência Artificial, Agrotech, Biotech, Lawtechs, Insurance e Telecom.

Segundo o CEO da empresa Azione Educação, que administra a Fucapi, Aldous Santana, as ações fazem parte do plano de apoio e fomento à inovação e ao empreendedorismo, que serão matrizes do desenvolvimento educacional da nova administração. “A Fucapi pretende formar acimar de tudo grandes empreendedores e futuros empregadores e estamos trilhando um caminho planejado para obter esses resultados”, afirmou Aldous.

Prazos e cadastro

Os interessados em participar da Supernova Aceleradora de Startups devem cadastrar o projeto em formulário eletrônico no endereço www.fucapi.br/editais, anexado a um vídeo de um minuto, até o dia 8 de junho de 2018, para análise prévia. Inicialmente, serão selecionados 40 projetos para a fase de pré-aceleração, que serão apresentados no Kickoff da Aceleradora.

Posteriormente, 10 projetos vão participar da fase aceleração, cujo resultado será divulgado nos dias 27 e 28 de junho. As dúvidas sobre o cadastro dos projetos e o processo de seleção da Supernova podem ser tiradas pelo contato de whatsapp: 98204-2518 ou pelos e-mails [email protected]@.com.br ou [email protected]

Na Stellar Incubadora, os candidatos, também, deverão realizar o cadastro do projeto no site da instituição (www.fucapi.br/editais), mas o prazo é até o dia 27 de maio. Haverá uma pré-seleção no período de 28 maio a 17 de junho. Após o resultado da pré-seleção, ocorrerá uma entrevista e os escolhidos passarão por um período de pré-incubação, que será de 9 de julho a 12 de agosto, e a seleção final será divulgada no dia 27 de agosto.

Supernova Aceleradora

A Supernova tem entre seus objetivos acelerar o desenvolvimento do ecossistema de startups e negócios digitais, no Estado, além de fomentar o empreendedorismo tecnológico, atraindo e mantendo na região, capital humano qualificado e projetos de negócios com alto potencial de crescimento.

“Pretendemos estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica no ambiente produtivo, induzindo à cultura de inovação. Também, pretendemos promover a agregação de valor na atividade econômica, por meio do incentivo à transformação de conhecimento em negócios de maior valor e conteúdo tecnológico”, afirmou o diretor de Inovação da Fucapi, Ives Montefusco.

Ele disse, ainda, que o projeto vai potencializar a interação e a transferência de conhecimentos e habilidades entre empreendedores apoiados dentro do ecossistema de startups. “Temos certeza de que esse projeto vai aproximar os empreendedores locais dos polos mundiais de inovação”, apontou.

Stellar Incubadora

Já a Stellar Incubadora pretende dar suporte às empresas com o intuito de capacitá-las para que atinjam o sucesso, alicerçadas em produtos e serviços de qualidade. “Vamos oferecer oportunidades de ampliar o portfólio de produtos e serviços dessas empresas com infraestrutura de apoio empresarial oferecida pela Incubadora”, explicou o diretor de Projetos da Fucapi, Silvio Silva.

Segundo ele, a Stellar vai garantir a interação entre empresas, instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais, agências financeiras e sociedade por meio da difusão da cultura empreendedora e colaborativa. “Iremos colaborar com o desenvolvimento econômico e social da região através de atividades geradoras de renda e trabalho”, finalizou Silva.

O período de incubação das empresas selecionadas será de 24 meses, contados a partir da assinatura do convênio a ser firmado com a Stellar Incubadora. Este prazo poderá ser prorrogado, a critério da gestão da incubadora, e caso a empresa incubada necessite de mais tempo para alcançar a maturidade.

Com informações da assessoria