FUnATI completa 13 anos de serviços voltados ao ensino e a saúde do idoso

Foto: Divulgação/ Funati

Há 13 anos, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) surgia como Centro de Referência de ensino, pesquisa, extensão e assistência à saúde voltados para questões inerentes ao envelhecimento e formação de recursos humanos especialistas na área de gerontologia e saúde do idoso.

O Reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleinaldo de Almeida Costa, destaca que todo esse cenário, de cuidar de forma cientifica e humana da terceira idade, valorizando acima de tudo as pessoas, foi pensado por uma grande figura humana chamada Dr. Euler Ribeiro.

Nesta data tão significativa para a comunidade do Amazonas, o Reitor parabeniza todo o corpo técnico que compõe a FUnATI e, sobretudo, o seu idealizador.

“A FUnATI surgiu da visão dessa grande figura humana chamada Dr. Euler Ribeiro. Foi a partir desta visão de preocupar-se, sobretudo com a terceira idade, que surge no Amazonas a segunda universidade da terceira idade do Brasil. Eu tive a honra e o prazer de acompanhar o desenvolvimento da FUnATi e de hoje vê-la madura aos seus 13 anos. O estado do Amazonas tem muita gratidão ao Dr. Euler Ribeiro. A FUnATI acolheu e trouxe vida aos amazonenses. É uma iniciativa belíssima que a UEA tem muita honra de ter como parceira. Parabéns a todas e todos que compõem a FUnAti”, enfatizou Cleinaldo.

A Universidade Aberta da Terceira Idade – UnATI foi criada no dia 17 de novembro de 2007, inicialmente como núcleo da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e posteriormente passou a ser Órgão Suplementar por meio do Decreto Lei 3.595 de 2011, desenvolvendo atividades relativas ao envelhecimento.

Desde sua criação obteve parcerias importantes com universidades renomadas do país, a citar a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade de Brasília (UnB), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e a Universidade de São Paulo (USP) por meio do seu Polo de Telessaúde

Atualmente, a FUnATI oferece semestralmente cerca de 3.000 vagas de cursos e oficinas livres para pessoas a partir de 50 anos, capacita profissionais na área de Gerontologia e promove também assistência à saúde através de sua Policlínica.

(*) Informações da assessoria