Cidades

FVS-AM organiza eventos de conscientização no trânsito em alusão ao Maio Amarelo

Foto: Kássio Moraes/FVS-AM

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) por meio da Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Gdant’s), realizou nesta quinta-feira (27), e continua na sexta-feira (28) e segunda-feira (31), uma série de eventos sobre cuidados no trânsito, em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização sobre acidentes no trânsito. No total, 35 pessoas participaram da conferência apresentada hoje.

O intuito da primeira palestra foi de compartilhar, com motoristas, as mais recentes atualizações feitas nas leis de trânsito, além de sensibilizar sobre os perigos, e o que pode ser feito para evitar acidentes.

A diretora técnica da FVS-AM, Tatyana Amorim, que esteve presente no evento de abertura, salientou a importância da ação. “A palestra é uma atualização para que os motoristas estejam sempre adequados às normas de trânsito”, diz Tatyana.

De acordo com a representante do Gdant’s- FVS-AM, a enfermeira Vera Lúcia Queiroz, é primordial a promoção sobre os cuidados no trânsito sempre ocorra. “O tema ganha mais destaque durante o mês de maio, mas é necessário que a população colabore durante o resto do ano, mantendo o bom comportamento no trânsito”, afirma.

O palestrante do evento e especialista em trânsito, Haniery Mendonça, espera que os participantes tenham mais cuidado ao dirigir. “Essas atualizações devem ser compartilhadas com a população, para que todos tenham noções sobre as mudanças, garantindo uma maior segurança no trânsito”, explica Haniery.

Maio Amarelo

Nesta sexta-feira (28), será realizada uma palestra para público pré-selecionado com o tema “A Importância da Prevenção na Redução de Acidentes de Trânsito”, voltada para profissionais de trânsito e público interno. Na próxima segunda-feira (31), acontecerá uma reunião com os representantes do Programa Vida no Trânsito dos municípios de Boca do Acre, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, Tabatinga, e Tefé, onde serão abordadas medidas de implantação do programa em cada cidade.

Vida no Trânsito 

O Programa Vida no Trânsito, é uma iniciativa do Ministério da Saúde, que tem como objetivo evitar acidentes de trânsito na capital e no interior do Estado. No Amazonas, a FVS é responsável pelas ações do programa, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (Semsa).

Referência

A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas e atua no monitoramento de doenças no estado, que inclui coletas de dados a respeitos dos acidentes de trânsito, realizadas pela Gerência de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da FVS (GDANTs).

A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus.

As informações são da assessoria