Cidades

FVS envia equipe para investigar mortes de macacos em Novo Aripuanã

Segundo o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, a morte de primatas é um indicador de alerta para a circulação de febre amarela.
Redação
Postado por Redação

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) enviou, na última sexta-feira (17), a equipe técnica formada por veterinários para, em conjunto com equipes locais do município de Novo Aripuanã, distante 227 km da capital amazonense, investigar possível epizootia, que é uma epidemia entre macacos de diferentes espécies, cujas carcaças foram encontrados na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do município, em área distante e de difícil acesso. A possível epidemia pode estar associada à febre amarela ou raiva, dentre outras doenças que afetam esses animais.

Segundo o diretor-presidente da FVS-AM, Bernardino Albuquerque, a morte de primatas é um indicador de alerta para a circulação de febre amarela. “Seguimos o protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde, que prevê a coleta de material biológico dos animais para realização dos exames necessários, além da, intensificação da imunização, com dose de reforço para os indivíduos considerados vulneráveis ao evento”, explica.

Albuquerque salienta que nenhum indivíduo do município apresentou sintomas da doença. “O município notificou em tempo oportuno à FVS e, com isso, acreditamos que a equipe da Fundação conseguirá fazer a investigação epidemiológica e ambiental mais completa possível para identificar as causas dessas mortes de animais no município”, disse.

Febre amarela silvestre – A FVS esclarece que a febre amarela silvestre é endêmica no estado do Amazonas, onde o ciclo ocorre naturalmente em áreas de floresta, entre primatas não humanos (todas as espécies de macacos). Os últimos casos da doença em humanos foram registrados em 2016, sendo 1 em Manacapuru e 1 em Itapiranga.

Na área rural de Manaus há mais de 10 anos não há registro da doença. Como medida de prevenção a FVS-AM iniciou imediatamente a intensificação vacinal contra febre amarela no município.

Com informações da assessoria

Comentários

Deixe um comentário

WP Facebook Auto Publish Powered By : XYZScripts.com