Economia Política

Geração de emprego e renda é ponto crucial de Eduardo e Marcelo

Hoje, Manaus é capital brasileira com maior índice de desemprego na média nacional, com 22% de desempregados.
Redação
Postado por Redação

Um dos pontos nevrálgicos da crise no estado, a geração de emprego e renda, é também um dos focos principais do Plano de Emergência da coligação União pelo Amazonas. Hoje, Manaus é capital brasileira com maior índice de desemprego na média nacional, com 22% de desempregados. No interior, 75% da população economicamente ativa está fora do mercado de trabalho.

Algumas das medidas propostas pelos candidatos são: revogar a Lei 4.454/2017, que aumentou o ICMS de produtos essenciais à atividade produtiva do Amazonas, como o diesel dos barcos a motor; retomar obras paradas na capital e no Interior, em especial dos programas Minha Casa Minha Vida e Prosamim; restabelecer o programa de regionalização da merenda escolar para privilegiar a produção local; e reduzir o ICMS da cesta básica (hoje em 14%) para 1%, valor utilizado na gestão de Eduardo.

O apoio à produção da juta, da malva e da borracha, assim como o pagamento das subvenções já estabelecidas; o estímulo à exploração dos minérios e do agronegócio; o impulso do manejo florestal na extração e beneficiamento de madeira legal, a busca de investimento internacionais para retomar o potencial do PIM; e a garantia da tarifa social para a água e energia elétrica também são compromissos firmados no plano da coligação em relação à recuperação econômica.

Ações

O Plano de Emergência da coligação União pelo Amazonas tem foco prioritários nas áreas de Segurança, Saúde, Educação, Ação Social e Geração de Emprego e Renda. Algumas delas tem a meta de 120 dias para serem alcançadas, dentre elas a eliminação das filas de consultas e cirurgias nos hospitais do Amazonas e o restabelecimento da segurança pública na capital e no interior. Um resumo do Plano de Emergência pode ser lido na página oficial dos candidatos no Facebook.

Com informações da assessoria

Comentários

comentários

Deixe um comentário