Globo insiste em alta de óbitos por covid-19 no AM e Samel se manifesta negando

foto: reprodução

Os telejornais da rede Globo continuam noticiando erroneamente há vários dias que os óbitos por covid-19 no Amazonas voltaram a aumentar, insinuando uma segunda onda da pandemia. Como já foi esclarecido pela Fundação de Vigilância e Saúde do Amazonas (FVS-AM), a emissora se baseia em óbitos que ocorreram durante o pico da transmissão, mas estavam sendo investigados e só foram consolidados agora em agosto.

Nesta quarta-feira (19), o diretor-presidente da Samel, Luis Alberto Nicolau, publicou um vídeo nas redes sociais da empresa de saúde que foi destaque no combate do novo coronavírus, alertando a população sobre o conteúdo errôneo que está sendo passado pela emissora, e expondo a real situação do Amazonas e de Manaus, que é de queda no números de mortes por covid-19.

Confira:

Confira o pronunciamento do diretor-presidente da Samel Luis Alberto Nicolau sobre os dados repassados na última terça-feira (18) pelo Jornal Nacional para alardear a população sobre o retorno de umA nova onda de coronavírus no Amazonas.

Posted by Samel on Wednesday, August 19, 2020

Óbitos covid-19

Nos últimos dias o Amazonas e Manaus registraram quedas drásticas no registro de mortes por covid-19, chegando em determinados dias a não ter havido nenhuma morte pela doença. Confira abaixo um levantamento feito pelo Manaus Alerta com base nos dados divulgados diariamente no Boletim Epidemiológico da FVS-AM. 

Por Joandres Souza – Portal Manaus Alerta