Saúde

Gosta de pitomba? conheça 10 benefícios da Pitomba para saúde

Conheça os benefícios da pitomba para saúde – Imagem: Divulgação
Redação.
Postado por Redação.

A Pitomba possui uma grande quantidade de nutrientes essenciais para saúde geral do corpo. A fruta pertence à família Myrtaceae e é encontrada da região Amazônica até a Mata Atlântica. O fruto da pitombeira tem seu nome originado do tupi e significa “sopapo”.

É conhecida também como olho-de-boi, Pitomba-da-mata, Pitomba-de-macaco e caruiri, sendo muito cultivada no Nordeste. A árvore da Pitomba podem chega até 13 metros de altura e pode ser utilizada na recuperação de áreas degradadas, pois serve de alimentação para inúmeras espécies de aves. Pode ser empregada também na arborização de parques e praças.

A pitombeira frutifica nos meses de janeiro à abril, e pertence à mesma família das jabuticabas e Seriguela. A polpa da pitomba fica protegida por uma casca dura e quebradiça de cor marrom. Sua polpa é esbranquiçada, bem suculenta, levemente ácida e doce, de sabor bem agradável.

A Pitomba podem ser consumida naturalmente ou na forma de licores.

Confira agora os benefícios da Pitomba:

  1. A pitomba é uma ótima opção de lanche para ser consumida in natura e possui cerca de 33 calorias por unidade. Também pode ser transformada em doces, acrescentada a receitas de bolos e tortas, ou ainda ser utilizada para acompanhar pratos salgados, como saladas ou peixes. Não existe restrição ao consumo da fruta.
  2. Prevenir o Envelhecimento da Pele: Com grande concentração de Vitamina C, a pitomba possui ação antioxidante, ajudando a combater os radicais livres. Com isso, previne o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de rugas, além de dar mais vida e força para os cabelos.
  3. Fortalece a Imunidade: A Vitamina C presente na Pitomba não age apenas no envelhecimento da pele, mas também de todas as células do organismo. A ação do nutriente fortalece o sistema imunológico e ajuda a proteger o corpo.
  4. Combate Problemas Intestinais: A Pitomba Possui também fibras e ação antidiarreica e adstringente, podendo ser usada por quem sofre de problemas intestinais. O caroço da pitomba, especialmente, é eficaz no tratamento de diarreias graves.
  5. Mantém a Saúde do Sangue: Outro benefício da Pitomba é a presença de Ferro, que contribui para a formação de hemoglobina, além de ser essencial para o bom funcionamento das células, para a síntese de DNA e para o metabolismo energético do organismo.
  6. Proteger os Ossos: A pitomba também rica em Cálcio, contribuindo para o desenvolvimento dos ossos e a proteção contra problemas como osteoporose.
  7. Pitomba pode aproveitar até o caroço é eficaz no tratamento de diarreias graves.
  8. Benéfica na proteção do sistema vascular.
  9. Pitomba por ser Rica em Ferro colabora na formação da hemoglobina.
  10. A Pitomba auxilia a função glandular, principalmente a supra-renal, favorece a cicatrização das feridas.

Fonte: No Amazonas é Assim

1 Comentário

Deixe um comentário