Governo do AM cria comissão para repassar obras do Prosamim ao poder público municipal

FOTO:TIAGO CORREA_UGPE
Manaus Alerta
Postado por Manaus Alerta

Técnicos da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) estiveram reunidos, nesta quarta-feira (18), com representantes do Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Município de Manaus (Ageman) e da Concessionária Águas de Manaus para tratar da criação de uma comissão que vai atuar no processo de repasse das obras do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) à Prefeitura de Manaus e à concessionária de abastecimento de água, Águas de Manaus.

Essa comissão foi formada para alinhar as informações necessárias e seguir um cronograma de testes propostos pela UGPE para avaliar o funcionamento do conjunto de obras de saneamento executado pelo Prosamim III na bacia do São Raimundo.

A UGPE é o órgão que executa, fiscaliza e acompanha as obras do Prosamim que vem realizando obras de saneamento básico nos bairros das zonas sul e oeste da capital, que incluem os bairros do Centro, Aparecida, São Raimundo, Santo Antônio, Glória e Presidente Vargas. As obras de saneamento executadas pelo Prosamim contemplam as redes de coleta de esgoto, seis estações elevatórias, que estão sendo construídas nos bairros da bacia do São Raimundo, e uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no bairro do Educandos, zona sul.

A construção da rede de esgoto soma 24 quilômetros de extensão e será responsável pela coleta do esgoto de mais de 130 mil pessoas. Os efluentes coletados das residências irão para as estações elevatórias de esgoto, que são sistemas de bombeamento responsáveis pelo envio desse esgoto até a ETE.

“Estamos atuando para que assim que as obras do Prosamim III sejam concluídas, façamos o repasse das mesmas ao poder municipal e à concessionaria de água. Essa comissão terá um papel fundamental para avaliar, testar e verificar todo o complexo das obras de saneamento da bacia do São Raimundo. Já repassamos alguns parques do Prosamim para a Prefeitura e seguiremos esse trabalho com a conclusão das demais obras do programa na capital”, destacou o coordenador executivo da UGPE, Marcellus Campêlo.

Testes

 O cronograma de testes propostos pela UGPE inicia no dia 23 de março e será concluído até o dia 15 de abril deste ano. Os testes irão verificar o pleno funcionamento da rede de coleta de esgoto, assim como serão realizados testes nos equipamentos que compõem as seis estações elevatórias. Os testes e o repasse da operação da ETE ao município irá ser realizado após a conclusão da construção que tem previsão de ser concluída em março de 2021.

“No primeiro momento, a UGPE fará o repasse das obras ao município e, após esse ato, o poder público municipal irá conceder a operação do sistema para a concessionária Águas de Manaus. A Ageman irá ser responsável pela fiscalização da operação do sistema de esgoto pela concessionária”, explicou a diretora técnica de concessões da Ageman, Suzy Tavares.

*Com informações da assessoria


Deixe um comentário