Cidades

Governo do Amazonas apresenta à Funai projeto que beneficiará população indígena com etnoturismo

FOTO: AGUILAR ABECASSIS/SECOM
Redação...
Postado por Redação...
O presidente nacional da Fundação Nacional do Índio (Funai), general Franklimberg Ribeiro de Freitas, esteve, nesta segunda-feira (29/01), na sede da Fundação Estadual do Índio (FEI), na  sede do órgão, localizado na rua Tapajós, 174, Centro, zona sul de Manaus, para receber das mãos do presidente da FEI, Amilton Gadelha, um projeto de etnoturismo, contendo propostas para melhorar a situação dos indígenas no estado.
Na reunião, o presidente da FEI ressaltou que o governador Amazonino Mendes está preocupado com as políticas públicas, especificamente na área de desenvolvimento sustentável, para os povos indígenas e na melhoria do índice da qualidade de vida humana entre os povos indígenas.
“O governador Amazoninno Mendes solicitou de nós um estudo que contemplasse essa demanda. Após ouvir as comunidades e as lideranças indígenas, acabamos de entregar ao presidente da Funai algumas dessas propostas como, por exemplo, o etnoturismo em terras indígenas e o manejo florestal. E dentro do manejo florestal, a proposta de instrução normativa que dá ao índio o direito de explorar todas as suas terras de uma forma sustentável, de uma forma a não ferir nenhuma legislação. E o governador esta muito preocupado com isso. Esta foi a missão que nos foi dada, e em busca dessa parceria com a Funai que nós estamos agora entregando essas propostas ao presidente nacional”, ressaltou o titular da FEI.
Várias organizações e entidades indígenas do Estado, como a  Comissão das Nações Indígenas do Amazonas (Copiam), a Comissão das Nações Indígenas do Amazonas de Manaus e Entorno (Copim) e a Rede Maquiretá, de mulheres indígenas, também participaram das primeiras rodadas de discussões que levaram à elaboração das propostas que foram apresentadas ao general Franklimberg Ribeiro de Freitas.
“Estamos inclusive indo no dia 14 de fevereiro para São Gabriel da Cachoeira, onde iremos ter outra rodada de diálogos. Já realizamos duas rodadas para tratar do etnoturismo e do manejo florestal”, comentou o presidente da FEI.
O general Franklimberg Ribeiro de Freitas disse que a reunião na sede da FEI foi de extrema importância para a Funai. “O Amazonas é o Estado que tem a maior população indígena do país. Eu recebi agora do presidente Amilton Gadelha uma série de demandas das populações indígenas e que naturalmente a nossa Funai Sede já tem aqui para a Amazônia também alguns projetos de atendimento das demandas. Então, nós vamos agora conciliar esses dois campos. Não só aqui do Estado do Amazonas, como na Funai, para que nós tenhamos uma otimização dos recursos e de pessoal para atendimento da população indígena”.
Pioneirismo –  Em 2001, no governo de Amazonino Mendes, foi criada a Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepi), que hoje é a Fundação Estadual do Índio (FEI). Por meio da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), a Fepi promoveu a inclusão de centenas de professores indígenas com nível superior, que lecionam em suas comunidades e na sede dos municípios. Nesse período, também foram criados o Conselho Estadual de Educação Escolar Indígena e a Gerência de Educação Escolar Indígena dentro da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).

Comentários

Deixe um comentário