Governo do Amazonas investe em revitalização de escolas em São Gabriel da Cachoeira

Foto: Tácio Melo/Secom
Manaus Alerta
Postado por Manaus Alerta

O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto, vai revitalizar seis escolas da rede pública estadual no município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus). Os trabalhos, anunciados pelo governador  Wilson Lima na última terça-feira (18), estão orçados em R$ 1,2 milhão.

As unidades que receberão os serviços são: Escola Estadual (EE) Nossa Senhora de Assunção, EE São Miguel, EE Sagrado Coração de Jesus e EE Tenente Antônio João, na zona rural;  EE Indígena Irmã Inês Penha e EE São Gabriel, na sede do município. Serão beneficiados cerca de 1.064 alunos.

Gestora da escola Irmã Inês Penha, Edineia Pimenta contou que a unidade vem recebendo, desde o fim do ano passado, serviços de revitalização, como pintura externa e interna, que agora serão complementados. Outras demandas já atendidas foram a construção de um poço artesiano e a chamada de novos professores.

“A nossa grande necessidade era o poço artesiano, e graças a Deus hoje nós temos, compartilhado com a delegacia. Isso foi muito bom, porque no município falta muita água, e muitas vezes parávamos a aula por falta de água, mas hoje em dia não. Nós recebemos também professores do concurso, o que supriu a nossa necessidade, principalmente de Educação Física, que era a área em que faltavam mais profissionais”, disse a gestora.

A escola Irmã Inês Penha funciona nos três turnos e atende alunos dos ensinos Fundamental, Médio e Tecnológico, por meio do Cetam. Para a gestora, a atenção dada pelo governo estadual às escolas de São Gabriel da Cachoeira é importante para uma educação de qualidade.

“Agora vamos trabalhar para que a escola se mantenha pintada, porque, como eu digo, aqui é a casa deles, é minha, é nossa casa, e temos que conservar. Para nossa alegria, tem muitos pais que vieram (da rede de ensino) do município para o Estado, e quando chegaram aqui viram a escola linda e maravilhosa, e gostaram muito. Isso é bom porque dá autoestima também ao aluno”, afirmou Edineias.

Revitalizações

As revitalizações fazem parte do extenso calendário do Departamento de Infraestrutura (Deinfra) da Secretaria de Educação, e incluem pintura geral, recuperação da estrutura e das áreas elétrica e hidráulica.

Esse é o segundo município para o qual o governador anuncia melhorias para a área de educação. No último sábado (15), Wilson Lima esteve em Careiro Castanho, onde anunciou o investimento de R$ 1 milhão para todas as quatro unidades de ensino da rede estadual, que atendem cerca de 3 mil estudantes.

*Com informações da assessoria


Deixe um comentário