Amazonas

Governo libera transporte intermunicipal e outras atividades em novo decreto

Foto: Diego Peres

O Governo do Amazonas liberou o transporte intermunicipal fluvial e terrestre de forma limitada, liberou o serviço de delivery para 24 horas e fez outras alterações no decreto de restrições contra a covid-19. O toque de recolher também foi alterado e agora é de 21h até 6h da manhã do dia seguinte.

As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa, nesta sexta (5), pelas redes sociais. As mudanças terão validade por um período de 15 dias, e o decreto já deve ser publicado neste sábado (6).

Com o novo decreto, fica permitido o transporte intermunicipal de passageiros tanto fluvial quanto rodoviário condicionado autorização da Arsepam, agência que regula os serviços concedidos, com ocupação máxima de 50%, nos meios de transporte.

Estão permitidos as atividades de restaurantes lanchonetes e estabelecimentos similares registrados como restaurante de segunda a sábado de 6h às 20 horas. Como já dito, o delivery está liberado por 24 horas, e o drive-thru de 6h às 20 horas. Música ao vivo nesses locais está permitida com grupo de no máximo três integrantes respeitando o distanciamento. Não está permitido salão de dança nesse mesmos locais.

Flutuantes que funcionam como restaurante ficam autorizados a abrir de 9h às 16h sem música ao vivo e com 50% de ocupação. Os mesmos ficarão fechados sábado e domingo. Estão liberadas também as marinas de 6h às 16 horas de segunda a sexta-feira.

Salão de beleza está permitido o funcionamento de 10h horas às 16 horas de segunda a sábado para aqueles que estão localizados no shopping centers. E aqueles localizados nas ruas, podem operar de 9h às 15h de segunda a sábado. Todos os procedimentos realizados no salão de beleza o cliente tem que estar com a máscara. Aqueles procedimentos em que tem que tirar a máscara estarão proibidos.

Está autorizado o funcionamento das escolas da rede privada para crianças de até 5 anos, facultado para própria instituição se reabre ou não, a partir de uma decisão que deve ser tomada junto aos sindicatos.

Academias permitidas para funcionamento de segunda a sábado de 6h horas às 16 horas e com 50% da capacidade. Não estão permitidas as aulas coletivas zumba entre outras danças.

Governador Wilson Lima anunciou também está negociando com os Estados Unidos doses de vacina contra a covid-19, tendo em vista que a partir de maio, o país pode ter excedente de produção.

Wilson também explicou que a prioridade é o equilíbrio, entre reforçar a rede de assistência à saúde com mais leitos, e ter o mínimo de atividade econômica no Amazonas, e pediu que as pessoas tenham consciência e evitem aglomerações evitem se contaminar.

“Todo mundo tem que fazer sua parte. Não adianta, não tem outro caminho, a gente pode tomar todas as medidas aqui que forem necessárias do ponto de vista técnico do ponto de vista social, mas se você que tá aí não fizer a sua parte vai ficar muito difícil. A gente pode ir atrás de vacina, pode ir atrás de medicamento, pode ir atrás de oxigênio, mas a única pessoa que pode evitar a transmissão do vírus é você que está me assistindo, nesse momento, então é importante que cada um faça sua parte”, completou o governador do Amazonas.

Portal Manaus Alerta