Saúde

Hemoam promove ciclo de palestras para atualização de profissionais da Hemorrede

Foto: Divulgação/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) deu início, nesta quarta-feira (3), a uma série de palestras voltadas para a manutenção do conhecimento sobre a segurança transfusional no Amazonas. As atividades são voltadas para os servidores que atuam nas agências e unidades transfusionais da capital e interior. O ciclo de palestras se encerra no dia 24 de novembro.

O objetivo é garantir, por meio da atualização dos profissionais, a segurança e qualidade nos procedimentos hemoterápicos realizados no estado pelos serviços público e privado de saúde.

“O Projeto de Qualificação da Hemorrede desenvolvido pela Fundação Hemoam está voltado para a melhoria contínua da qualidade dos produtos e serviços oferecidos à população. Entre as atividades desenvolvidas estão as palestras remotas voltadas aos profissionais da área da saúde, de nível médio e superior, que desenvolvem atividades na hemoterapia do estado do Amazonas”, destacou a coordenadora do evento, Sônia Frantz, especialista em hemoterapia com Mestrado e Doutorado na área da Enfermagem.

De maneira geral, os procedimentos adotados para transfusão de sangue, tais como análise laboratorial do sangue e teste imunohematológico, entre outros, seguem a Política Nacional do Sangue. No entanto, há uma preocupação por parte da Fundação Hemoam, que é a instituição responsável pelo provimento de sangue e segurança transfusional do Estado, de atualizar anualmente os profissionais que atuam na hemorrede – médicos, enfermeiros, técnicos e gestores das Agências Transfusionais (ATs). A Hemorrede Amazonas possui 27 ATs na capital e 44 no interior.

Além de exigir e cobrar a utilização dos procedimentos de qualidade, a orientação aos profissionais se estende a incentivar que as agências tenham certificação de proficiência do Ministério da Saúde no ato transfusional.

Como participar

Para participar do projeto de qualificação, os profissionais devem realizar suas inscrições por meio dos links disponibilizados nos grupos de comunicação, com os gestores das agências transfusionais, ou através do e-mail [email protected].

O ciclo de palestras está sendo realizado na modalidade on-line via Google Meet.

Com informações da assessoria