Higiene e isolamento devem ser mantidos por quem já se infectou com a Covid-19

Foto: Reprodução
Manaus Alerta
Postado por Manaus Alerta

Pessoas que tiveram Covid-19 e se recuperaram precisam manter hábitos de higiene e isolamento social, principalmente pelo fato de especialistas ainda não conhecerem como o novo coronavírus age no organismo a longo prazo.

As medidas de prevenção também servem para evitar a contaminação de gente próxima ao paciente que se recuperou.

O infectologista Paulo Olzon, da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), afirmou que ainda há dúvidas com relação às pessoas já contaminadas pela Covid-19 voltarem a contrair o vírus. “Casos como sarampo e caxumba, por exemplo, promovem uma ação de anticorpos, que serve como um protetor pelo resto da vida. Já sobre o coronavírus, ainda não podemos afirmar isso”, explicou.

Olzon reforçou que casos moderados e graves da Covid-19, encaminhados à unidades de saúde, devem ser monitorados após a alta do paciente, por tempo indeterminado, pelo fato de o novo coronavírus ainda ser uma incógnita para especialistas e sociedade. “Digo que pacientes graves precisam ser acompanhados, no mínimo, um ano para se entender como o corpo reage após a contaminação [pelo vírus]”, explicou.

As informações são do Diário Online


Deixe um comentário