Ibope: nove entre dez brasileiros querem uma lei contra fake news

Foto: Reprodução

Para a grande maioria dos brasileiros, a disseminação de fake news é um problema da atualidade e deve ser criado uma legislação contra o ato. Segundo pesquisa do Ibope, nove em cada 10 brasileiros defendem a aprovação de leis que impeçam a propagação das notícias falsas. Ainda, 90% dos entrevistados concordam que é de responsabilidade das empresas de plataformas digitais a proteção contra a desinformação.

A população pobre é a que mais defende a regulamentação do tema, com 96%. Em seguida, os defensores da medida se concentram na região Nordeste (94%) e têm somente o ensino fundamental completo (94%). A legislação também tem maior apoio entre as mulheres (93%) e jovens (93%). Negros, pardos e evangélicos também se destacaram na pesquisa como grupos com alto índice de adesão (92%).

Para 81% dos brasileiros, o Congresso deve exigir dos empresários das redes sociais a comprovação da checagem dos fatos para todas as pessoas que tiveram contato com fake news. De acordo com o órgão, 76% dos entrevistados concordam com a exposição das contas automatizadas, conhecidas como perfis “robôs”, enquanto 20% discordaram da proposta e 4% não souberam responder.

Leia a matéria completa no Metrópoles, parceiro do Manaus Alerta.