Idam acompanha a entrega da primeira remessa de alimentos ao PAA em Benjamin Constant

Foto: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) acompanhou na última terça-feira (6) em Benjamin Constant (a 1.118 km da capital) a entrega de cerca de 5 toneladas de produtos agrícolas ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A remessa, que corresponde à produção de 10 produtores cadastrados no programa, foi encaminhada para redistribuição no Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) e na sede da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) do município.

A entrega teve o apoio da equipe da unidade local do Idam em Benjamin Constant. De acordo com o gerente da unidade local, Denis Lima, o município conta hoje com 39 famílias cadastradas para participar do programa neste ano, 11 indígenas, 19 agricultores tradicionais e 9 assentados, um número três vezes maior que o do ano passado. “Foi um empenho de equipe, indo até o campo e realizando visitas para emitir os documentos que precisavam ser emitidos pelo Idam, dando orientação técnica e incentivando os cultivos”, declarou Denis.

A remessa desta semana foi dividida entre o CRAS e a SESAI, que receberam respectivamente 3 e 2 toneladas. Os alimentos foram então redistribuídos a famílias em situação de vulnerabilidade em Benjamin Constant, assegurando renda e segurança alimentar à população do município. Estima-se que o programa beneficie cerca de 1,3 mil famílias este ano no município.

Cada família cadastrada no PAA receberá R$ 6,5 mil ao entregar sua contribuição, o que se traduz em uma injeção de cerca de R$ 230 mil na economia do município. As entregas estão sendo realizadas semanalmente, todas as terças-feiras, com a próxima agendada para o dia 13/10. Segundo Denis Lima, a expectativa é que sejam distribuídas quase 60 toneladas de produtos alimentícios durante esta edição do programa.

As informações são da assessoria