Idam intensifica elaboração de projetos de crédito rural durante a 42ª Expoagro

Foto: Divulgação/Idam

Para apoiar a participação de produtores rurais no acesso às linhas de crédito direcionadas ao setor primário durante a 42ª Exposição Agropecuária (Expoagro), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) instalou, em sua sede, um escritório de crédito rural para intensificar o acompanhamento na elaboração de projetos. O maior evento agropecuário do Amazonas será realizado de 28 a 30 de setembro, de forma totalmente digital.

Neste ano, serão disponibilizados R$ 150 milhões para acesso ao Crédito Rural durante a Expoagro Digital. Os recursos serão disponibilizados pelos Banco do Brasil, Banco da Amazônia (Basa), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) e Cooperativas de Crédito Rural com Interação Solidária (Cresol).

A Afeam irá disponibilizar um orçamento de R$ 5 milhões para linhas de financiamento voltadas ao agronegócio. As linhas de crédito são para atender às atividades de pecuária, agricultura, piscicultura, agroindústria e pesca, além dos programas Pró-Mecanização e Pró-Calcário.

O diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, destaca que a ferramenta do crédito rural é essencial para fortalecer a estrutura de produção das atividades rurais. “O crédito, quando bem aplicado e orientado, proporciona melhorias na estrutura de produção dos alimentos, proporciona o aumento da renda familiar no campo e, principalmente, o desenvolvimento rural sustentável”, disse.

Para atender à demanda de projetos que serão encaminhados pelas 66 Unidades Locais do Idam, distribuídas nos 62 municípios do Amazonas, além da equipe de técnicos do instituto, a iniciativa vai contar com a participação dos técnicos da Afeam e da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), por meio da Secretaria Executiva de Política Agrícola, Pecuária e Florestal do Amazonas (Seapaf) e Secretaria Executiva Adjunta de Pesca e Aquicultura (Sepa).

Como acessar 

Para ter acesso ao crédito rural, inicialmente o produtor deve procurar uma Unidade Local do Idam, seja no interior ou na capital, na localidade onde fica sua propriedade. Com orientação técnica, seleção da atividade a ser financiada e documentações necessárias, os técnicos do Idam conseguem iniciar os procedimentos para elaboração dos projetos de crédito.

Com informações da assessoria