Mundo

Incêndio em balsa deixa pelo menos 23 mortos na Indonésia

Redação.
Postado por Redação.

Pelo menos 23 pessoas morreram hoje, domingo (01), no incêndio de uma balsa que navegava ao norte de Jacarta, capital da Indonésia. O acidente com a embarcação que levava 247 passageiros à ilha turística de Tidung ocorreu por volta das 9h no horário local (0h pelo horário de Brasília) logo após a saída do porto de Muara Angke, deixando 17 pessoas desaparecidas e dezenas de feridos.
Segundo o porta-voz da polícia local, Ferry Budiharso, a causa do incêndio foi um curto circuito no gerador de energia da barca Zahro Express. Segundo ele, 20 pessoas morreram no local e outras três não resistiram após serem levadas ao hospital Atma Jaya, em Jacarta. De acordo com o jornal australiano “The Sidney Morning Herald”, 192 pessoas tiveram ferimentos leves e já estão em casa. As buscas foram interrompidas e devem retornar na manhã de segunda-feira na Indonésia.

Lotação da balsa era bem maior que o anunciado/Foto: Twitter

Em entrevista a um programa de TV local, o passageiro Aldi Munaldi afirmou que o acidente ocorreu 20 minutos após a barca sair do porto. “Começou na sala de máquinas na parte traseira do barco. De repente, havia uma fumaça escura”. Segundo o jornal britânico “Daily Mail”, o chefe de buscas, Hendra Sudirman, declarou que a ocupação real da barca era bem maior do que declarado antes do início da viagem.

Apesar de contar com capacidade de 280 passageiros, segundo autoridades locais, a lista de passageiros do Zahro Express contava com apenas 100 pessoas. Por este motivo, a embarcação só oferecia 100 coletes salva-vidas. Ainda segundo “The Sidney Morning Herald”, acidentes marítimos são vistos com frequência no país.

As consequências são ainda piores devido à superlotação e à pequena quantidade de coletes nas embarcações. Em setembro de 2016, um acidente com uma barca deixou duas pessoas mortas e 18 feridas após a explosão de uma barca que navegava de East Bali e as Ilhas Gili, na Indonésia. Em junho de 2015, 25 passageiros ficaram feridos em um incêndio em uma barca que viajava de Lombok para Bali.(iG/Ansa)

Comentários

comentários