Inscrições do Encceja vão até sexta-feira (19)

As provas estão previstas para os dias 18 e 19 de setembro, e serão divididas em quatro testes objetivos, com 30 questões de múltipla escolha e uma redação.

Faltando ainda três dias para o término das inscrições do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), os interessados em obter os certificados dos ensinos Fundamental e Médio têm até as 23h59 de sexta-feira (19), para garantir a inscrição por meio deste site [clique no link].

A pessoa que for fazer a inscrição, seja o próprio candidato ou não, precisa ter em mãos os números do CPF e RG de quem será inscrito, assim como preencher dados pessoais e endereço. Caso seja necessário atendimento especifico, deve declarar no ato da inscrição (se é gestante, lactante, possui alguma deficiência, audiovisual, física, intelectual ou outra condição especifica). O candidato travesti ou transexual que deseja ser atendido pelo seu nome social deve solicitar o pedido entre os dias 21 a 25 de agosto, na página do participante onde estarão disponíveis os resultados individuais.

Durante a inscrição o candidato deve informar a unidade federativa e a cidade onde realizará o exame. No Amazonas, além da capital, as cidades de Humaitá, Manacapuru, Parintins, Presidente Figueiredo e São Gabriel da Cachoeira realizarão os exames. O local da prova só é informado depois, quando o Inep liberar o cartão de confirmação.

Exame

O exame acontecerá em todo País no dia 8 de outubro. O horário da prova obedecerá o horário de Brasília, portanto, o candidato deve ficar atento quando ao fuso horário. As avaliações serão aplicadas em dois turnos para os candidatos do Ensino Fundamental. A abertura dos portões será às 7h, com fechamento às 7h45 e o início das provas às 8h, com quatro horas de duração. No turno vespertino, serão aplicadas as provas para o Ensino Médio, os portões abrem às 13h30 com fechamento as 14h15 e início das provas às 14h30, com cinco horas de duração.

Vale lembrar que, para aqueles que quiserem obter os certificados, há uma faixa etária mínima para cada avaliação, por exemplo: os que vão fazer prova de Ensino Fundamental é necessário ter no mínimo 15 anos de idade completados na data da prova. As competências desta prova serão: língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes, educação física, matemática, história, geografia, ciências da natureza e redação. E os que vão fazer as avaliações para o Ensino Médio precisam ter 18 anos até a data prova, e irão ser avaliados pelas disciplinas de ciências humanas e da natureza, línguas portuguesa e estrangeira, matemática, literatura, história, geografia, filosofia, sociologia, química, física, biologia e redação.

*Com informações da assessoria*