Ipem fiscaliza produtos natalinos na operação especial “Boas Festas”, em Manaus

O objetivo da ação é verificar o peso, qualidade e segurança dos produtos natalinos expostos à venda no comércio.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) realiza fiscalização em diversos comércios da capital e região metropolitana, na operação especial “Boas Festas”. O objetivo da ação é verificar o peso, qualidade e segurança dos produtos natalinos expostos à venda no comércio.

A ação teve inicio no dia 13 de novembro e segue até o dia 21 de dezembro de 2017. Durante a operação, os fiscais do Ipem-AM verificam se os produtos pré-medidos – àqueles embalados na ausência do consumidor, destinados às ceias de Natal e Ano Novo, tais como pernil, chester, tender, bacalhau, frutas cristalizadas, castanhas, nozes, panetones, frios, vinhos, dentre outros estão pesando corretamente de acordo com o declarado na embalagem dos produtos.

Na área da qualidade, os técnicos verificam se as luminárias natalinas, pisca-piscas e brinquedos atendem aos padrões estabelecimentos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), pois é obrigatório o selo da conformidade, que garante que o produto não oferece riscos à segurança das crianças se for utilizado de acordo com as recomendações da faixa etária e de instruções de uso.

Com informações da assessoria